Publicado em: 17/12/2024 às 11:05hs
Com o objetivo de diversificar, estimular e ampliar a produção de arroz no Brasil, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade aos leilões de contratos de opção de venda (COV) do grão. No próximo dia 20, sexta-feira, serão ofertados 16.241 contratos, cada um com volume de 27 toneladas. O leilão será realizado a partir das 9h (horário de Brasília) por meio do Sistema de Comercialização Eletrônico da Conab (Siscoe).
O diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Arnoldo de Campos, destacou a importância da iniciativa diante da redução de áreas cultivadas com arroz nos últimos anos. “Nos últimos 15 anos, perdemos área de produção para outras culturas devido a questões como preço, rentabilidade, produtividade e até clima. Precisamos estimular a produção, e o governo dispõe de ferramentas para isso. Uma delas é garantir preços na comercialização, que é exatamente o propósito desses leilões”, afirmou.
Campos explicou ainda que os contratos funcionam como uma garantia para os produtores. “O produtor adquire o direito de vender o produto para o governo no próximo ano, mas, se o mercado oferecer melhores preços, ele pode optar por essa alternativa. É uma espécie de seguro, uma ferramenta moderna e eficiente”, detalhou.
Ao todo, serão realizados seis leilões com o objetivo de proporcionar a opção de venda futura de arroz ao Governo Federal. Os três primeiros serão exclusivos para a agricultura familiar, abrangendo produtores rurais e cooperativas que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Os três leilões seguintes estarão abertos a ampla concorrência, permitindo a participação de todos os produtores e cooperativas, inclusive os agricultores familiares.
Para participar, os interessados devem estar cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican), atender às exigências dos avisos específicos e estar vinculados a uma Bolsa de Cereais, Mercadorias e/ou Futuros.
Os contratos serão ofertados para produtores dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins. As datas de vencimento variam conforme a localização:
Os valores de venda também estão definidos de acordo com os prazos de vencimento de cada contrato.
Até o momento, a Conab já negociou 2.325 contratos. Para a execução dos leilões, o Governo Federal destinou à Companhia cerca de R$ 1 bilhão, com a meta de adquirir até 500 mil toneladas de arroz longo fino em casca, dos tipos 1 e 2, provenientes da safra 2024/2025.
A iniciativa reforça o compromisso do governo com a sustentabilidade da produção de arroz, buscando garantir segurança de preços para os agricultores e atender à demanda do mercado interno de forma competitiva e estruturada.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias