Arroz

Embrapa apresenta novas cultivares de arroz para Maranhão e Tocantins

Dias de Campo destacam portfólio de arroz BRS e lançamentos para o cultivo em sistemas irrigados e de sequeiro


Publicado em: 25/04/2024 às 16:00hs

Embrapa apresenta novas cultivares de arroz para Maranhão e Tocantins
Foto: Analistas e pesquisadores da Embrapa abordaram manejo e características agronômicas das cultivares nas palestras

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizou recentemente dois Dias de Campo com foco na cultura do arroz nos estados do Maranhão e Tocantins. O primeiro evento ocorreu em 15 de março, na Fazenda São João II, no município de Lagoa da Confusão, Tocantins. O segundo aconteceu em 5 de abril, na Fazenda Soledade, em São Mateus do Maranhão. Ambas as ocasiões tinham como objetivo apresentar aos produtores rurais e consultores técnicos o portfólio de cultivares de arroz BRS recomendadas para esses estados, tanto para sistemas irrigados quanto para cultivo em regime de sequeiro.

O Dia de Campo em Lagoa da Confusão teve como tema "Arroz Irrigado Tropical para o Tocantins" e contou com a participação de cerca de 200 inscritos. Organizado pela Embrapa Arroz e Feijão, o evento trouxe palestras sobre o desempenho agronômico das cultivares de arroz irrigado da Embrapa destinadas para a região. Uma das novidades apresentadas foi a cultivar BRS A709, que será lançada oficialmente em maio. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre novas tecnologias e técnicas que contribuem para altas produtividades e qualidade de grãos.

Já em São Mateus do Maranhão, o Dia de Campo "Cultivares de Arroz BRS para o Maranhão" atraiu cerca de 150 pessoas. O evento teve o apoio da Embrapa Cocais e da Prefeitura Municipal de São Mateus, bem como a colaboração de diversas empresas do setor agrícola. Durante as palestras, os produtores conheceram as características agronômicas das cultivares BRS indicadas para a região, além de discutirem estratégias para o manejo de doenças, como a brusone.

Inocêncio Oliveira, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, destacou a importância da diversificação no cultivo do arroz para o controle de doenças. Ele explicou que cada variedade tem tolerância a diferentes raças do fungo causador da brusone, e cada uma possui especificidades, como resistência ao arroz vermelho e tolerância a acamamento. "A diversificação contribui para um manejo mais eficaz das doenças e para a sustentabilidade da lavoura", afirmou.

Ambos os eventos foram uma prévia do lançamento oficial da cultivar BRS A709, que acontecerá em Goiânia em 9 de maio. Além disso, eles serviram como uma preparação para o Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz no Tocantins, que será realizado na Lagoa da Confusão em 19 e 20 de junho, com foco no avanço do cultivo do arroz na região Norte/Nordeste do Brasil.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias