Publicado em: 15/08/2014 às 09:40hs
Os números do Levantamento de Safras, divulgado este mês, apontam que a área de cultivo também saltou de 166,3 mil hectares para 176,3 mil (+6%). Já a produtividade por hectare pulou de 3,1 mil quilos para 3,2 mil.
Segundo a Companhia, Mato Grosso continua como maior produtor de arroz no Centro-Oeste, região que se destaca com um todo também. Em Goiás a estimativa é de 179,8 mil toneladas na safra, ante 148,6 mil na última. Já em Mato Grosso do Sul são esperadas 95,3 mil toneladas ante 94, mil na anterior. “O destaque da lavoura de arroz neste ano fica por conta do forte crescimento observado da área plantada na Região Centro-Oeste. Foi, inclusive, a única região do país onde houve incrementos em todos os estados da região”, apontou a Conab.
De acordo com o órgão, “os estimulantes preços de algodão, soja e milho estão, desde o ano passado, criando uma demanda por área agricultável, que está sendo atendida por pastagens degradadas e antieconômicas existentes em larga escala naquela região. Essas pastagens estão sendo reconvertidas para a produção de grãos, e o arroz é a lavoura que primeiro se apropria dessa mudança”.
No país, a Conab estima pouco mais de 12 milhões de toneladas na safra de arroz, alta de 3,1% ante os 11,8 milhões da última.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias