Arroz

Com vendedores retraídos, comercialização de arroz no RS mantém liquidez baixa, aponta Cepea

Liquidez segue baixa no mercado de arroz em casca no Rio Grande do Sul


Publicado em: 06/08/2025 às 12:00hs

Com vendedores retraídos, comercialização de arroz no RS mantém liquidez baixa, aponta Cepea

A comercialização do arroz em casca no Rio Grande do Sul permanece lenta, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na última semana, apesar do interesse pontual de algumas indústrias, principalmente por lotes com mais de 60% de grãos inteiros, os negócios continuaram limitados a pequenos volumes.

Vendedores mantêm postura retraída à espera de preços melhores

A principal razão para a baixa liquidez é a postura cautelosa dos vendedores, que permanecem na expectativa de valores mais atrativos para fechar negócios. Essa cautela impacta diretamente o ritmo das negociações no mercado local.

Demanda externa também contribui para o cenário mais fraco

A demanda internacional, que normalmente ajuda a dinamizar o mercado, também esteve reduzida na última semana, segundo o Cepea. Consultados pelo centro de pesquisas, agentes do setor acreditam que esse cenário de impasse esteja ligado às recentes políticas de taxação adotadas pelos Estados Unidos.

Indicador CEPEA/IRGA-RS mostra alta moderada em julho, mas queda significativa em relação ao ano anterior

Em julho de 2025, o Indicador CEPEA/IRGA-RS acumulou alta de 4,5%, com a média do preço do arroz em casca alcançando R$ 68,14 por saca de 50 kg. Esse valor representa um crescimento de 1,68% em relação a junho do mesmo ano, mas ainda está 40,78% abaixo do registrado em julho de 2024, indicando uma forte queda anual.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias