Publicado em: 07/02/2024 às 17:00hs
O Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (01/02), destaca o recente período propício para a cultura do arroz no Rio Grande do Sul, beneficiado por uma excelente incidência de radiação solar. As condições climáticas favoráveis, especialmente nas fases cruciais de emborrachamento, emissão de panículas e floração, aliadas à baixa umidade relativa, proporcionaram um ambiente ideal para o desenvolvimento saudável das lavouras.
Apesar das condições benéficas, observou-se uma intensa atividade de aeronaves agrícolas, focadas na aplicação de fertilizantes nitrogenados e, principalmente, na pulverização de fungicidas para proteção contra doenças foliares e de panícula. Os tratos culturais, incluindo controle de plantas invasoras e aplicações de adubos nitrogenados, estão em fase de conclusão, com monitoramento contínuo de pragas e doenças.
Algumas regiões, como Bagé, podem ter sofrido danos devido a temperaturas abaixo de 14 °C, especialmente na fronteira com o Uruguai. Em Dom Pedrito, 55% da área cultivada está em fase reprodutiva, com um potencial geral satisfatório, apesar de uma pequena perda estimada de 3%. São Gabriel apresenta todos os talhões com irrigação estabelecida, sendo 30% em fase de floração.
Na região de Pelotas, as condições climáticas foram altamente favoráveis, com dias de exposição solar e temperaturas elevadas. A cultura apresenta aspecto saudável, destacando-se os estágios de desenvolvimento vegetativo, florescimento e algumas lavouras na fase de enchimento de grãos. As expectativas de produtividade estão alinhadas aos padrões normais, e as áreas cultivadas estão sob sistema de irrigação.
Em Santa Maria, os manejos culturais têm mostrado respostas positivas devido às condições climáticas favoráveis, contribuindo para o desenvolvimento adequado da cultura, exceto para áreas replantadas ou com atraso no plantio devido a enchentes e chuvas intensas em novembro de 2023.
Na região de Soledade, fatores climáticos mais propícios aceleraram o crescimento e desenvolvimento das lavouras. As fases das lavouras são: 70% em desenvolvimento vegetativo, 25% em florescimento e 5% em enchimento de grãos.
Quanto à comercialização, o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no estado indicou uma redução de 1,50%, passando de R$ 124,91 para R$ 123,04 por saca de 50 quilos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias