Publicado em: 12/03/2012 às 15:10hs
A multinacional Basf, em conjunto com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), apresenta aos orizicultores catarinenses uma nova cultivar de arroz irrigado para o sistema de produção Clearfield, a SCS117 CL, que visa o manejo da praga do arroz vermelho.
A cultivar foi desenvolvida especialmente para Santa Catarina, mas pode ter seu plantio estendido para outras regiões do Brasil. De acordo com a companhia, dentre as principais características da cultivar estão a resistência ao herbicida Only (da própria Basf) para o manejo químico do arroz vermelho, tolerância ao acamamento, o elevado potencial de rendimento, a estabilidade de produção, o alto rendimento industrial, a alta qualidade culinária e a adequação ao processo de parboilização.
Adapta-se, ainda, ao cultivo pré-germinado, em solo previamente inundado com lâmina da água. “O sistema pré-germinado é uma das alternativas para áreas que apresentam restrição para alta produtividade, principalmente em áreas com alta infestação de arroz vermelho. Nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o sistema ocupa, respectivamente, 100% e 12% da área total de arroz irrigado”, afirma o coordenador do Projeto Arroz da Estação Experimental da Epagri, Moacir Antônio Schiocchet.
Fonte: Revista Globo Rural
◄ Leia outras notícias