Arroz

ARROZ: Com baixa liquidez, preços se mantêm em queda

Agentes de beneficiadoras e produtores ainda demonstram baixo interesse de comercialização de arroz em casca no Rio Grande do Sul, pressionando as cotações do produto


Publicado em: 16/10/2013 às 11:45hs

ARROZ: Com baixa liquidez, preços se mantêm em queda

Segundo pesquisadores do Cepea, parte dos orizicultores negocia apenas quando há necessidade de “fazer caixa” para atender os gastos com o plantio da nova safra 2013/14 e/ou para cumprir compromissos de custeio da passada. Do lado da indústria, agentes continuam relatando dificuldades em repassar aos grandes centros consumidores o aumento na diferença entre o preço de compra do casca e o de venda do fardo.

Por outro lado, empresas têm expectativa de maior oferta do arroz em casca neste mês, fundamentadas no vencimento das parcelas de custeio da safra 2012/13. Entre 8 e 15 de outubro, o Indicador ESALQ/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58% de grãos inteiros) teve ligeira queda de 0,74%, fechando a R$ 33,63/saca de 50 kg na terça-feira, 15. Na parcial de outubro, o Indicador do Arroz acumula perda de 0,91%.