Algodão

Rabobank participa de 12º Congresso Brasileiro do Algodão com lançamento de estudo sobre potencial do algodão brasileiro

O Rabobank, banco especializado em soluções financeiras para o agronegócio, participa mais uma vez do Congresso Brasileiro do Algodão, um dos principais eventos voltados à cotonicultura no país, entre os dias 27 a 29 de agosto, em Goiânia (GO)


Publicado em: 28/08/2019 às 07:40hs

Rabobank participa de 12º Congresso Brasileiro do Algodão com lançamento de estudo sobre potencial do algodão brasileiro

Em um estande personalizado e preparado para receber os produtores, o Rabobank lançará o estudo O potencial do algodão brasileiro: futuro de oportunidades e desafios. O material é inédito e aborda o cenário atual do setor no país, que se consolidou como segundo maior exportador mundial da fibra na safra 2018/19, além de desafios e oportunidades para continuar com a expansão.

Entre as diversas análises, ele mostra que, em função dos índices de produtividades locais, a produção majoritariamente de sequeiro e a taxa de câmbio, os custos brasileiros têm se mostrado mais competitivos que seus principais concorrentes no comércio internacional - os EUA e a Austrália. Nesse cenário, as perspectivas são de que há potencial de o país aumentar suas exportações dos atuais 1,35 milhão de toneladas de pluma no ciclo 2018/19 para 2,9 milhões de toneladas na safra 2028/29.

Segundo Victor Ikeda, analista sênior do Rabobank e autor do estudo, para alcançar este potencial de crescimento, no entanto, será preciso investir principalmente no desenvolvimento da capacidade de exportação, considerando os novos corredores de exportação, como o arco norte, além de melhorias em infraestrutura com atenção aos processos de pós-colheita, principalmente no que diz respeito à capacidade de beneficiamento das algodoeiras do país.

Ao lançar o estudo no evento, o Rabobank tem como objetivo levar análises consistentes para contribuir com as tomadas de decisão do produtor brasileiro de algodão. “A história da cotonicultura no Brasil mostra um setor que superou fortes desafios no passado e que, hoje, assumiu papel de protagonismo global. Olhar para o futuro é enxergar oportunidades de crescimento, mas também se atentar aos desafios. Pensando nisso, o Rabobank desenvolveu esse estudo totalmente em linha com a temática do Congresso, ‘Cotonicultura como vitrine para a agricultura do amanhã’, para compartilhar com as principais lideranças presentes no evento análises relevantes do setor”, diz Victor Ikeda.

O estande do Rabobank contará com a presença da equipe comercial do banco, que estará à disposição para conversar sobre as soluções financeiras e os produtos desenvolvidos para os produtores rurais, oferecendo um atendimento personalizado.

Fonte: SMARTPR

◄ Leia outras notícias
/* */ --