Publicado em: 27/08/2024 às 10:10hs
A consultoria StoneX mantém sua previsão para a produção de algodão na safra 2023/24 em 3,54 milhões de toneladas, com base no avanço da colheita, que já ultrapassa 50% da área cultivada no Brasil. A revisão mais recente destaca um ajuste positivo na produtividade da Bahia, que agora está estimada em 1,95 tonelada por hectare. “O ritmo da safra na Bahia tem sido mais rápido do que em estados como Mato Grosso, proporcionando dados mais consolidados neste momento”, afirmou o grupo em relatório divulgado nesta segunda-feira (26).
Apesar de não haver danos significativos à produtividade esperada, a qualidade da fibra continua a ser monitorada. Observa-se, em alguns casos, um peso de pluma ligeiramente inferior ao previsto, o que estava dentro das expectativas da StoneX. Esse fenômeno é atribuído à perda de baixeiro em algumas lavouras, principalmente em Mato Grosso, forçando os produtores a colher uma pluma de menor maturação.
Com a revisão positiva na produção, o volume estimado de estoques finais também foi ajustado para 2,16 milhões de toneladas. Esse aumento está alinhado com a manutenção das exportações, que devem atingir 2,9 milhões de toneladas este ano. Apesar da desaceleração nas exportações nas últimas semanas, a entrada mais significativa dos resultados da safra no mercado ao longo do segundo semestre deve assegurar que os números permaneçam consistentes.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias