Publicado em: 19/08/2024 às 17:30hs
Durante a Cotton Trip 2024, realizada em Cristalina (GO), Alexandre Schenkel, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), concedeu uma entrevista exclusiva à Safras News, na qual abordou as estratégias necessárias para que o Brasil mantenha sua competitividade no mercado global de algodão.
Schenkel destacou a importância de eficiência e produtividade em um cenário de preços baixos do algodão norte-americano e a crescente necessidade de exportação da produção brasileira. "Em períodos de preços baixos, é essencial que mantenhamos uma produção eficiente com custos reduzidos. Devemos estar atentos a todos os detalhes que possam melhorar nossa produtividade e garantir que o custo de produção seja o menor possível," afirmou Schenkel.
Para a próxima safra, a estratégia inclui a continuidade da venda e a aquisição de insumos com o objetivo de garantir uma produção eficiente. Além de manter a alta produtividade, Schenkel ressaltou a importância de investir em inovação para expandir o consumo interno. "Nossa meta é aumentar a capacidade da indústria nacional para consumir mais da nossa produção e também expandir a comercialização de produtos têxteis brasileiros, tanto no mercado interno quanto externo," afirmou.
O presidente da Abrapa também discutiu os desafios e vantagens do Brasil em comparação com os Estados Unidos no mercado global. "O Brasil possui uma grande vantagem com sua alta produtividade e práticas sustentáveis. Produzimos o dobro da produtividade em comparação com o algodão americano. Além disso, cultivamos tanto alimentos quanto fibras na mesma área durante o ano, o que nos torna mais sustentáveis. Cumprimos rigorosamente o Código Florestal e praticamos o plantio direto para proteger o solo e as águas," explicou Schenkel.
Por fim, Schenkel enfatizou a necessidade de continuar investindo em eficiência para manter a posição de destaque do Brasil. "Somos um dos maiores exportadores de algodão do mundo e precisamos continuar trabalhando para preservar essa posição, com foco na redução de custos e eficiência," concluiu o presidente da Abrapa.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias