Algodão

MS firma-se como o mais eficiente produtor de algodão do Brasil

O Programa Fitossanitário da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), publicou mais um relatório semanal


Publicado em: 13/05/2014 às 12:20hs

MS firma-se como o mais eficiente produtor de algodão do Brasil

O documento lembra que Mato Grosso do Sul, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) conta com os contonicultores mais eficientes do Brasil.

Com a aproximação do final da Safra 2013/14, as expectativas de produtividades para o algodão de Mato Grosso do Sul são boas.

Tradicionalmente, os produtores de algodão de MS têm sido os mais eficientes do Brasil, com recordes nacionais nos níveis de produtividade. O comportamento das lavouras, nesta safra 2013/14, em fase de formação e abertura de maçãs demonstram mais uma vez que Mato Grosso do Sul continuará na vanguarda.

Compare a eficiência de MS na produção de algodão, vista na tabela abaixo, feita a partir dos dados da Conab (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), publicada no site da Abrapa.
Segundo o Presidente da Ampasul, Darci Boff, o sucesso do algodão em MS deve-se à capacidade dos cotonicultores em aderir e seguir as tecnologias a eles apresentadas e ao trabalho eficiente da Ampasul.

Um dos projetos da Ampasul, que contribui diretamente para o sucesso é o Programa Fitossanitário do Algodão de Mato Grosso do Sul.

Uma equipe de engenheiros agrônomos visitam semanalmente as propriedades para orientar os produtores, gerentes, trabalhadores e para coletar informações. São dados que alimentam as estratégias de controle de pragas, doenças e técnicas para uma produção sustentável.

Frequentemente são realizadas reuniões com os GTAs, Grupos de Trabalhos do Algodão, onde são trocadas experiências e dados da cultura, durante aquele ano agrícola. Existem GTAs em todas as regiões produtoras do Estado, compostos por agricultores, gerentes de fazendas, técnicos e trabalhadores rurais.

As informações coletadas nas reuniões das GTAs e outras convocadas pela Ampasul, igualmente são úteis para as estratégias do algodão sustentável.

Além dos projetos desenvolvidos pela Ampasul, os cotonicultores do Estado ainda são cadastrados e se adequam aos programas nacionais como o Programa Socioambiental da Produção de Algodão (PSOAL), o BCI, Better Cotton Initiative e ABR, programa Algodão Brasileiro Responsável.

Mato Grosso do Sul é o quarto maior produtor de algodão herbáceo do Brasil, com área cultivada, neste ano agrícola, de 37.164. O maior produtor em área ainda é o Mato Grosso.

Fonte: AMPASUL - Associação Sul-Matogrossense dos Produtores de Algodão

◄ Leia outras notícias