Publicado em: 19/03/2026 às 10:10hs
O combate ao bicudo-do-algodoeiro ganhou força nas lavouras de Mato Grosso nesta semana, acompanhando o avanço das plantações para a fase reprodutiva — período em que as plantas se tornam mais vulneráveis ao ataque de pragas.
Diante desse cenário, produtores intensificaram as ações de manejo para evitar perdas e preservar o potencial produtivo da safra.
Para conter o avanço da praga, houve aumento nas aplicações de defensivos agrícolas, além do reforço no monitoramento das lavouras por meio de armadilhas.
Outra medida adotada foi a eliminação de plantas voluntárias de algodão, que podem servir como hospedeiras do bicudo e contribuir para a disseminação da praga.
As ações de controle também se estendem para fora das propriedades rurais. A limpeza das margens de rodovias tem sido intensificada, já que essas áreas podem abrigar plantas de algodão espontâneas e favorecer a proliferação de pragas.
Além do bicudo, os produtores também estão atentos ao controle de outras ameaças, como pulgões, ácaros e lagartas. No início do ciclo, houve ainda registros pontuais de grilos e caramujos.
Apesar da pressão de pragas, as lavouras apresentam bom desenvolvimento até o momento. O clima, com equilíbrio entre períodos de sol e chuva, tem contribuído para o manejo adequado das culturas.
No campo, a colheita da soja está em fase final em Mato Grosso, enquanto o plantio do milho segue em andamento. Em algumas regiões, o excesso de chuvas provocou falhas no plantio, exigindo replantio em áreas específicas.
Ainda assim, o cenário geral é considerado positivo, com boas perspectivas para as principais culturas do estado.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias