Publicado em: 18/06/2014 às 13:00hs
Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), aponta, após o registro do pior início de ano nos últimos sete anos, com 56 mil toneladas exportadas entre janeiro e abril, em maio o incremento foi de 61% dos embarques em relação ao mês anterior.
Segundo o instituto, maior consumidor de algodão do mundo, a China, importou 9,8 mil toneladas, 256% a mais do que o acumulado do ano, e maior volume mensal desde outubro de 2013. “No segundo semestre, a expectativa já era, de fato, de que houvesse elevação nas exportações, no entanto, essa elevação parece ter chegado mais cedo”.
Conforme o Imea, “fica-se na expectativa do movimento das negociações internacionais em junho, que, historicamente, é o mês com menores volumes de exportação no ano. Pois, caso continue havendo demanda, a exportação pode acabar se tornando uma ótima maneira de liquidar os estoques da safra passada, além de poder trazer maior liquidez para o mercado brasileiro”.
De acordo com Imea, o preço paridade de exportação para julho registrou elevação de 1,7% na última semana, fechando a R$ 55,03 a arroba, principalmente devido à elevação no valor do contrato na Bolsa de Nova Iorque.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias