Publicado em: 13/11/2025 às 11:05hs
As exportações brasileiras de algodão continuam em ritmo intenso neste final de ano. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o volume embarcado em outubro foi o maior já registrado para o mês e o segundo maior de 2025, ficando atrás apenas do desempenho alcançado em janeiro.
O resultado é reflexo do avanço no beneficiamento da pluma, da melhor logística de escoamento do excedente interno e, principalmente, da competitividade do preço brasileiro frente ao mercado interno e aos concorrentes internacionais.
Na parcial do ano, até a primeira semana de novembro, o Brasil já exportou 2,326 milhões de toneladas de algodão, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Esse volume já supera as exportações anuais de anos anteriores, com exceção de 2024, quando foram embarcadas 2,77 milhões de toneladas.
O desempenho reflete o forte dinamismo do setor algodoeiro nacional, que mantém o país entre os principais exportadores globais da fibra.
Pesquisadores do Cepea avaliam que, mantido o ritmo acelerado de embarques diários em novembro, o volume total exportado em 2025 deverá superar o recorde alcançado em 2024, consolidando novo marco histórico para o algodão brasileiro.
O cenário confirma a alta competitividade internacional do produto nacional e reforça o papel estratégico do Brasil no mercado global de pluma, especialmente em um contexto de oferta ajustada e demanda firme por parte da indústria têxtil mundial.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias