Publicado em: 20/06/2014 às 12:30hs
Segundo o entomologista do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), Miguel Soria, o software foi concebido para otimizar a coleta, processamento e obtenção de informações sobre o nível de infestação das pragas nos algodoais.
O pesquisador acrescenta que o software vai auxiliar agricultores e seus colaboradores na tomada de decisão para se adotar medidas de controle de pragas, como, por exemplo, o uso de inseticidas, obedecendo critérios de níveis de controle pré-estabelecidos, de forma a se enquadrar nos preceitos do MIP (Manejo Integrado de Pragas).
A ferramenta possibilita ganho de tempo e precisão na coleta e processamento de dados, fazendo com que a tomada de decisão de se adotar ou não alguma medida de controle seja realizada com o mínimo de defasagem de tempo possível.
A programação do Dia do Campo do Algodão inclui o lançamento de novas cultivares e terá estações com foco no monitoramento de plantas daninhas, uso de marcadores moleculares, controle biológico, manejo de pragas no sistema produtivo de Mato Grosso, levantamento populacional do bicudo e potencial de mamona para o cultivo no Estado, entre outros temas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ampa
◄ Leia outras notícias