Algodão

Desafios para a Cadeia Produtiva de Algodão em 2025, Apontam Pesquisadores do Cepea

Perspectivas de Produção e Mercado para o Setor Algodoeiro


Publicado em: 08/01/2025 às 11:30hs

Desafios para a Cadeia Produtiva de Algodão em 2025, Apontam Pesquisadores do Cepea

Após os recordes de produção registrados no ano passado, 2025 deverá trazer novos desafios à cadeia produtiva de algodão, de acordo com pesquisadores do Cepea. A produção mundial de algodão está crescendo mais rapidamente que a demanda, o que poderá impactar o equilíbrio do mercado. Além disso, os aumentos nos custos de produção superam os incrementos nos preços de venda para a nova temporada, o que poderá pressionar a rentabilidade do setor.

No cenário econômico global, as previsões apontam para um crescimento que deve seguir a mesma tendência observada em 2024. No entanto, o preço do petróleo encontra-se abaixo dos níveis registrados no ano anterior, o que favorece a competitividade das fibras sintéticas em relação ao algodão. Quanto aos contratos futuros da pluma, as expectativas são de estabilidade para 2025.

Pressões no Mercado Interno e Fatores de Suporte

No Brasil, as cotações do algodão podem ser pressionadas por fatores como a maior oferta da commodity, o estoque elevado e uma demanda relativamente contida, refletindo o baixo crescimento da economia mundial. No entanto, há aspectos que podem proporcionar suporte aos preços, como a valorização do dólar frente ao Real, o que favorece a paridade de exportação e pode resultar em ganhos para os produtores brasileiros.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias