Publicado em: 08/01/2025 às 11:30hs
Após os recordes de produção registrados no ano passado, 2025 deverá trazer novos desafios à cadeia produtiva de algodão, de acordo com pesquisadores do Cepea. A produção mundial de algodão está crescendo mais rapidamente que a demanda, o que poderá impactar o equilíbrio do mercado. Além disso, os aumentos nos custos de produção superam os incrementos nos preços de venda para a nova temporada, o que poderá pressionar a rentabilidade do setor.
No cenário econômico global, as previsões apontam para um crescimento que deve seguir a mesma tendência observada em 2024. No entanto, o preço do petróleo encontra-se abaixo dos níveis registrados no ano anterior, o que favorece a competitividade das fibras sintéticas em relação ao algodão. Quanto aos contratos futuros da pluma, as expectativas são de estabilidade para 2025.
No Brasil, as cotações do algodão podem ser pressionadas por fatores como a maior oferta da commodity, o estoque elevado e uma demanda relativamente contida, refletindo o baixo crescimento da economia mundial. No entanto, há aspectos que podem proporcionar suporte aos preços, como a valorização do dólar frente ao Real, o que favorece a paridade de exportação e pode resultar em ganhos para os produtores brasileiros.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias