Algodão

Colheita do algodão entra na reta final em MS, aponta Ampasul

A colheita do algodão de ciclo normal (primeira safra) está em ritmo acelerado em Mato Grosso do Sul, segundo relatório do Programa Fitossanitário da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores da cultura (Ampasul), divulgada na semana passada


Publicado em: 28/08/2013 às 17:30hs

Colheita do algodão entra na reta final em MS, aponta Ampasul

Conforme a entidade, nas regiões Norte, Nordeste e Central do Estado a colheita segue em ritmo acelerado. O Nordeste é o mais adiantado, até o dia 19 de agosto, mais de 92% da área cultivada já havia sido colhida.

Já na área dos municípios de Costa Rica e Chapadão do Sul, a colheita atingiu 85% da área cultivada e no Centro-Sul, que compreende São Gabriel do Oeste, Bandeirantes e Campo Grande, a colheita chegou a 53%, de acordo com a Ampasul.

A entidade revela ainda, que o algodão adensado, ou segunda safra, cujo ciclo termina mais tarde, já está com 50% da área colhida, em média no Estado.

A produtividade em caroço tanto para a primeira quanto para a segunda safra, conforme a Ampasul, está sendo considerada boa. No entanto, os engenheiros agrônomos da instituição, apontam que o importante é o bom rendimento da pluma e sua qualidade e que a avaliação final desta somente será mensurada após o beneficiamento do produto colhido.

Ao mesmo tempo em que avança a colheita de algodão no Estado, o grupo de trabalho da região de Costa Rica e Chapadão do Sul, se reuniu para discutir o panorama deste ciclo e a perspectiva para o próximo em Mato Grosso do Sul.

Na pauta da reunião foram discutidos assuntos como a destruição de soqueiras, vazio sanitário, controle do bicudo no fim da cultura, preparação para o armadilhamento da próxima safra, manejo da lagarta Helicoverpa armigera para a próxima safra e transporte de algodão em caroço, entre outros.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado tem cultivados 39,5 mil hectares com a cultura na safra 2012/2013. A projeção da entidade é de uma produção de 164,7 mil toneladas de algodão em caraço neste ciclo.

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias