Algodão

China começa a vender reservas de algodão

O governo chinês pretende vender parte de suas enormes reservas de algodão esta semana, um acontecimento bastante aguardado pelo mercado


Publicado em: 28/11/2013 às 14:50hs

China começa a vender reservas de algodão

Embora grandes vendas costumem pressionar as cotações internacionais, preocupações com a qualidade e o preço do algodão à venda devem anular esse efeito.

A China deve realizar leilões de venda a partir de quinta-feira, 28/11, com preço mínimo de 18 mil yuan por tonelada, ou cerca de 134,00 cents por libra-peso, de acordo com comunicado postado no website oficial do setor.

Leilões anteriores tiveram sucesso limitado. A China National Cotton Reserves Corp. (CNCRC) realizou leilões diários de janeiro a julho deste ano, mas as tecelagens compraram somente 25% do algodão oferecido por causa dos preços altos, segundo traders.

O preço mínimo do leilão chinês de quinta-feira está cerca de 68% acima das cotações do contrato de referência negociado na Bolsa de Nova York (ICE Futures US).

A CNCRC disse também que venderá algodão da safra 2011, levantando temores sobre a qualidade do produto.

Gary Raines, economista da corretora INTL FCStone, disse não esperar grandes mudanças no mercado por causa desses leilões, já que a questão da qualidade deve pesar.

Os rumores de que a China liberaria parte de suas reservas já fizeram com que os preços futuros em Nova York caíssem para o nível mais baixo em nove meses no começo de novembro. As reservas do país são estimadas em 10,3 milhões de toneladas, ou cerca de 40% da produção global do ano passado.

Fonte: Estadão Conteúdo

◄ Leia outras notícias