Publicado em: 14/05/2015 às 19:10hs
É o que aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, no boletim desta semana. “No período atual, aproximadamente 10% dos 552,4 mil hectares estimados de algodão em Mato Grosso estão em estágio de maturação, com isso, muitos capulhos estão abertos, expondo as plumas”.
Portanto, segundo o instituto, o “período de encerramento das chuvas já preocupa. Nas regiões sudeste e oeste, as quais juntas são responsáveis por 82% da produção do Estado, a expectativa é de que não pare de chover antes do dia 03/06. Logo, a preocupação é pertinente, pois chuvas sobre essas plumas podem ser prejudiciais, mesmo em baixos volumes, por causar manchas, afetar HVI e prejudicar o brilho, podendo causar perdas de produtividade em casos extremos”.
Conforme o Instituto em Mato Grosso “além de que chuvas diurnas afetam as maçãs fechadas, que carecem de luminosidade para realizar a fotossíntese”.
No documento, a entidade aponta que a arroba da pluma de algodão registrou queda semanal (anteriormente) de 0,39%, e terminou a semana com média de R$ 64,43. O contrato NY Julho/15 fechou a semana em queda de 1,14%, devido ao fraco desempenho das exportações norte-americanas. O preço médio do contrato na semana ficou em cents de US$ 66,09/lp.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias