Publicado em: 01/10/2025 às 12:10hs
A colheita do algodão da safra 2024/25 no Brasil está praticamente finalizada, com o beneficiamento da pluma já atingindo cerca de 50% da produção. A expectativa é que esta seja uma safra recorde, aumentando a oferta disponível no mercado interno.
Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a elevada disponibilidade de algodão no mercado spot nacional tem levado alguns vendedores a se mostrarem mais flexíveis em relação aos valores pedidos. Por outro lado, compradores ativos continuam oferecendo preços ainda mais baixos, pressionando os preços da pluma.
Além do cenário interno, recentes desvalorizações nos mercados internacionais contribuem para a queda dos valores domésticos do algodão. Esse contexto fez com que setembro marcasse o quarto mês consecutivo de queda nos preços da pluma.
De acordo com o Cepea, a média do Indicador do algodão em pluma em setembro recuou 6,6% em relação a agosto/25 e ficou 8,26% abaixo da registrada em setembro/24. Em termos reais, considerando o IGP-DI de agosto/25, o valor médio atingiu R$ 3,5416 por libra-peso, o menor desde fevereiro de 2015.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias