Algodão

Algodão avança com possível atraso em colheita nos EUA

As cotações futuras do algodão alcançaram ontem o maior patamar em seis semanas em Nova York, com temores de que chuvas atrasem a colheita e prejudiquem as lavouras dos Estados Unidos


Publicado em: 04/10/2013 às 11:00hs

Algodão avança com possível atraso em colheita nos EUA

De acordo com a meteorologia, a tempestade tropical Karen deve provocar chuvas no domingo e na segunda-feira na Georgia, segundo principal Estado produtor. Analistas disseram que isso pode danificar a fibra que ainda não foi colhida e reduzir a oferta. Os EUA são o maior exportador e o terceiro produtor de algodão, e vêm sofrendo com condições climáticas adversas, que atrasaram o plantio e também o desenvolvimento da safra. O contrato para dezembro subiu 0,7% e fechou a 87,44 centavos de dólar por libra-peso.

O cacau fechou em baixa de 1,8%, mas as perdas foram acentuadas por ordens automáticas de venda, disparadas quando os preços ficaram abaixo de US$ 2.625 por tonelada. Segundo analistas, há um excesso de apostas na alta das cotações, o que torna o mercado mais vulnerável a grandes vendas como as de ontem. Mas investidores continuam preocupados com o tamanho e a qualidade da próxima safra na África Ocidental, de onde saem mais de dois terços do cacau consumido no mundo.

Na Bolsa de Chicago, a Soja avançou 1,1%, com sinais de que chuvas no Meio-Oeste dos EUA estão atrasando a colheita da oleaginosa.

Já o trigo subiu 0,5% e registrou a oitava alta em nove sessões, em meio ao otimismo com a demanda externa pelo grão norte-americano, principalmente do Brasil.

Fonte: O Estado de S. Paulo

◄ Leia outras notícias