Algodão

Abrapa realiza visitas de credibilidade em fazendas de Mato Grosso

Segunda a Abrapa, não se trata de auditoria, o que é feita por empresa terceirizada e contratada pela própria fazenda com vistas à certificação, mas de visitas de credibilidade


Publicado em: 25/06/2015 às 17:30hs

Abrapa realiza visitas de credibilidade em fazendas de Mato Grosso

A série de visitas técnicas que a área de Sustentabilidade da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) realiza para verificar o nível de conformidade das propriedades vinculadas ao programa ABR – Algodão Brasileiro Responsável prossegue até 21 de julho. Segunda a Abrapa, não se trata de auditoria, o que é feita por empresa terceirizada e contratada pela própria fazenda com vistas à certificação, mas de visitas de credibilidade.

O objetivo dessas visitas, iniciadas em 19 de maio passado, é atestar o desempenho do programa principalmente como ferramenta de gestão e de auxílio aos colaboradores para que mantenham os critérios de sustentabilidade do ABR sempre em conformidade nas unidades produtivas participantes. Além disso, o programa também auxilia para que não ocorra o esquecimento de nenhum dos itens que devem estar em conformidade com a certificação, o que se traduz em maior garantia aos produtores no caso de fiscalizações de entidades governamentais. Vale lembrar que a certificação ABR é amplamente baseada na NR31 e, por esse motivo, promove maior segurança legal aos produtores, colaboradores e suas unidades produtivas.

Na primeira etapa, foram visitadas quatro propriedades na Bahia (duas grandes e duas de médio porte), indicadas pela Abapa e pela própria Abrapa. Na sequência, estão sendo visitadas fazendas associadas às demais entidades estaduais: Agopa, Amipa, Ampasul, Ampa, Apipa e Amapa (veja cronograma abaixo).

As unidades produtoras associadas à Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão) estão sendo visitadas esta semana. Os encontros serão retomados no período de 29 a 3 de julho.

Durante as visitas, a equipe da Abrapa, acompanhada por técnicos das estaduais, tem a oportunidade de checar, in loco, os principais itens de conformidade com as práticas da sustentabilidade. Ponto muito positivo, nesta primeira rodada, foi constatar que o programa está conquistando a adesão de todos os colaboradores da fazenda, o que é fundamental para o seu sucesso, e que os mais de 150 itens de avaliação recomendados para futura certificação já estão sendo utilizados como um checklist e auxiliando bastante no dia a dia da propriedade.

Inúmeras fazendas já deram início ao processo de certificação ABR e ao licenciamento BCI – Better Cotton Initiative. A participação é feita por safra, uma vez que as certificações têm validade restrita à produção que vai para o mercado.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias
/* */ --