Publicado em: 28/08/2025 às 16:30hs
A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) promove, entre os dias 2 e 4 de setembro, o 17º Encontro Técnico do Algodão, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá (MT). Com o tema "Inovação no campo, fibra que transforma", o evento vai reunir pesquisadores, produtores rurais, consultores, técnicos e profissionais da indústria e de toda a cadeia produtiva do algodão.
Segundo Ciro Maia Brito, supervisor de pesquisas da Fundação MT, “além de apresentar resultados técnicos, o encontro promove a integração entre pesquisa, indústria e produtores, elevando o nível da agricultura em Mato Grosso”.
O evento terá participação presencial e transmissão online, iniciando na tarde de 2 de setembro com o painel de abertura sobre o cenário atual da cultura do algodão no Brasil. Entre os debatedores, estão Alessandra Zanotto da Costa, presidente da Abapa, representando a Bahia, segundo maior produtor nacional; Marcos Troyjo, economista e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco do BRICS); e o cofundador da SP Ventures.
Ao longo de três dias, serão realizados sete painéis técnicos abordando temas como resistência de pragas, manejo integrado, qualidade da fibra, uso de fertilizantes, fitossanidade e manejo de nematoides.
Manejo Integrado de Pragas: Pesquisadora Mariana Ortega e Mariana Durigan, presidente do Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas, discutirão a perda de eficiência da tecnologia VIP para controle da lagarta Spodoptera frugiperda e os riscos da resistência aos inseticidas.
O encontro também contará com espaços dedicados às empresas parceiras, apresentação de resultados de pesquisas da Fundação MT, debates técnicos e coquetéis de encerramento ao fim de cada dia.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: fundacaomt.com.br.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias