Transgênicos

Arroz OGM é fonte de anti-hipertensivos

Efeitos colaterais não foram identificados


Publicado em: 07/07/2020 às 10:00hs

Arroz OGM é fonte de anti-hipertensivos

Pesquisadores chineses tiveram sucesso no desenvolvimento de um arroz geneticamente modificado (OGM) que pode reduzir a pressão alta quando consumido, sem efeitos colaterais. Cientistas da Academia Chinesa de Ciências modificaram geneticamente uma variedade de arroz, introduzindo um gene que consistia em nove peptídeos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA), além de um peptídeo relaxante do sangue ligado entre si.

Os inibidores da ECA são medicamentos produzidos sinteticamente, usados para tratar a hipertensão, mas são conhecidos por terem uma variedade de efeitos colaterais, que variam de erupções cutâneas a comprometimento renal. No entanto, os peptídeos inibidores da ECA introduzidos no arroz OGM vieram de fontes naturais e são conhecidos por terem menos efeitos colaterais. Alguns exemplos de fontes alimentares de peptídeos inibidores da ECA naturais são leite, ovos, peixe, carne e plantas.

Uma vez que os pesquisadores puderam confirmar que altos níveis de peptídeos estavam presentes no arroz OGM, eles extraíram os peptídeos de suas sementes e os administraram intragastricamente em ratos hipertensos. Observou-se que os ratos apresentaram uma diminuição significativa da pressão arterial sistólica após apenas duas horas.

Além disso, também foi observado que os ratos alimentados com farinha de arroz OGM por cinco semanas tiveram uma melhora consistente e permaneceram assim uma semana após a interrupção do tratamento. Os pesquisadores também observaram que não houve efeitos no crescimento, desenvolvimento ou química do sangue dos ratos tratados. Eles concluíram que seu trabalho pode ser uma fonte alternativa de agentes anti-hipertensivos naturais, caso os peptídeos tenham o mesmo efeito nos seres humanos.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias