Outros

Publicação esclarece dúvidas sobre irrigação e fertirrigação

A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) acaba de lançar o boletim técnico "Manejo da Irrigação e Fertirrigação: perguntas e respostas"


Publicado em: 25/07/2012 às 07:50hs

Publicação esclarece dúvidas sobre irrigação e fertirrigação

De maneira clara e sucinta, a publicação esclarece as principais dúvidas enfrentadas por técnicos e produtores que utilizam sistemas de irrigação e fertirrigação. Dentre os temas abordados estão: bombas e bombeamento; irrigação por aspersão e irrigação localizada; manejo de adubos na fertirrigação; injeção de fertilizantes e plantio direto em hortaliças irrigadas.

O boletim, organizado pelos professores da FCA Roberto Lyra Villas Bôas  e João Carlos Cury Saad e pelos doutorandos em Agronomia Manoel Xavier de Oliveira Júnior (Horticultura/FCA), Rigléia Lima Brauer e Livia Sancinetti Carribeiro (Irrigação e Drenagem/FCA), reúne pesquisadores de instituições como a Unesp/Ilha Solteira, o Câmpus Experimental de Registro e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), além de professores e pós-graduandos da própria FCA.

O professor Saad, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem da FCA, conta que a iniciativa partiu dos alunos de pós-graduação que, sob a supervisão do professor Lyra, tiveram a ideia de produzir um material que pudesse auxiliar no manejo diário da irrigação e da fertirrigação. “O formato e o conteúdo foram criteriosamente escolhidos para compor um instrumento de consulta e formação de técnicos e produtores irrigantes”, afirma.

O boletim técnico “Manejo da Irrigação e Fertirrigação: perguntas e respostas” tem 98 páginas e custa trinta reais. Está à venda na sede da Fepaf, na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, e pode ser encomendado através do e-mail publicacoes@fepaf.org.br.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP

◄ Leia outras notícias