Outros

Pesquisadores da epamig participam de publicação internacional sobre os rastros da oliveira no mundo

Esse livro, que conta com 447 páginas, apresenta a distribuição mundial da cultura da oliveira. Foi elaborado durante quase dois anos por 99 autores de 41 países distribuídos entre os sete continentes do mundo


Publicado em: 25/07/2012 às 07:45hs

Pesquisadores da epamig participam de publicação internacional sobre os rastros da oliveira no mundo

Os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) Adelson Francisco de Oliveira (Unidade Regional Sul de Minas), Dili Luiza de Oliveira (bolsista de Pós-Doutorado EPAMIG/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais-Fapemig) e o chefe da Divisão de Propriedade Intelectual da EPAMIG, Marcelo José Alves, são autores do capítulo “Following Olive Footprints in Brazil” do livro internacional “Following Olive Footprints (Olea europaea L.) Cultivation and Culture, Folklore and History, Traditions and Uses”:

Esse livro, que conta com 447 páginas, apresenta a distribuição mundial da cultura da oliveira. Foi elaborado durante quase dois anos por 99 autores de 41 países distribuídos entre os sete continentes do mundo. Alguns desses países são bem conhecidos para os pesquisadores e o público em geral por serem grandes produtores de azeite de oliva e de azeitonas de mesa, com experiência e conhecimentos sobre todas as questões relacionadas a estes produtos, como Espanha, Itália, Grécia, Tunísia, Síria, Turquia e Egito, dentre  outros.

A olivicultura no novo mundo também foi descrita e está bem representada com informações de Argentina, Austrália, EUA e Peru, dentre outros. A importância desse livro também pode ser avaliada pela descrição do patrimonio olivícola de países como: China, Japão, Paquistão, regiões do Cáucaso e da Arábia Saudita, que em razão de suas organizações político-social, poucas pessoas sabiam que as oliveiras foram lá cultivadas ao longo dos tempos.

Para adequação das informações e consistência dos dados técnicos apresentados nessa publicação, um grande esforço foi realizado por um Conselho de Editores, formado por cientistas reconhecidos mundialmente, sob a liderança de Mohamed El-KHOLY e participação de Damiano AVANZATO, Juan M. CABALLERO, Kostas CHARTZOULAKIS e Facundo VITA Serman além da assistência de Enzo PERRI.

Devido à singularidade da obra, ela será lançada durante o VIIth  INTERNATIONAL  SYMPOSIUM  ON  OLIVE  GROWING, que será realizado em San Juan, Argentina, de 24 a 29 de setembro de 2012.

Os autores dos capítulos de todos os países, seguindo a linha editorial da publicação, descreveram a história, importância, distribuição do cultivo, o impacto na economia local e no meio ambiente, as variedades consideradas autóctones, práticas culturais, os métodos de processamento dos frutos, além de aspectos relacionados com a tradição, cultura, os usos medicinais e cosméticos, a culinária nacional, o turismo, artesanato e folclore dos povos das regiões consideradas.

Assim, o leitor poderá perceber não só a natureza técnica e científica da publicação, mas também a documental e informativa. Os textos são amplamente ilustrados com imagens que, em muitos casos, simplificam e complementam cada capítulo. Por essas características a obra atenderá a todos os interessados nessa planta que é milenar.

Segundo o pesquisador Adelson Oliveira essa publicação permitirá maior divulgação do trabalho da EPAMIG e também do estado de Minas Gerais e da Fapemig em praticamente todo o mundo, face à abrangência que a obra deverá alcançar, conforme pode ser observado pela relação dos países que tiveram sua olivicultura considerada.