Informática

IMA apresenta desafios para startups no SEED

Soluções tecnológicas vão otimizar serviços da defesa agropecuária; Empreendedores interessados podem se inscrever até 12 de fevereiro.


Publicado em: 26/01/2021 às 12:40hs

IMA apresenta desafios para startups no SEED

Após diagnóstico realizado junto aos servidores para identificar gargalos que podem comprometer o atendimento ao cidadão, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), propôs desafios que integram o programa de aceleração de startups do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development. Iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o programa é direcionado para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios no estado.

Três desafios do IMA foram aprovados para o desenvolvimento de soluções tecnológicas em startups: atendimento de notificações de doenças nos rebanhos; identificação de animais para o diagnóstico laboratorial e trânsito; e contagem do rebanho nas propriedades rurais, eventos pecuários e veículos transportadores.

Unindo de forma criativa e estratégica gestão pública e iniciativa privada, o  SEED é um programa de aceleração de startups com foco em soluções para desafios da gestão pública (GovTechs). Nesta edição especial, startups interessadas têm a oportunidade de oferecer soluções tecnológicas para gargalos presentes nos órgãos estaduais, contribuindo para a resolução de problemas que comprometem o atendimento ao cidadão.

O Núcleo de Inovação e Modernização (NIM) convida startups a desenvolverem soluções tecnológicas específicas para o IMA. Com isso, os serviços oferecidos pela defesa agropecuária em Minas ficarão ainda mais fortalecidos.

“Os desafios apresentados pelo IMA são diferenciados, relacionados ao agronegócio, que envolvem atividades no campo e a interação com animais de produção. As soluções a serem apresentadas pelas startups e suas futuras implementações aos serviços do IMA em Minas – referência da defesa agropecuária no Brasil - terão potencial, inclusive, para serem modelos também em outros órgãos do setor em todo o país, gerando ainda mais reconhecimento e notoriedade aos seus desenvolvedores”, destaca a coordenadora do NIM Mariana Brancaglion. 

Espera-se que tanto o IMA como o público atendido se beneficiem das soluções tecnológicas propostas pelas startups. “Os produtores e proprietários de estabelecimentos terão mais agilidade no atendimento em caso de focos de doenças nos rebanhos e precisão na contagem de animais. Já o cidadão, poderá contar com o fortalecimento da segurança alimentar. Para os servidores, as novas tecnologias irão contribuir para agilidade e eficiência na prestação de serviços”, esclarece Brancaglion. 

Inovação

Com o objetivo de apresentar os desafios ao SEED e entender as necessidades dos públicos atendidos pelo IMA, o NIM realizou levantamento priorizando pontos estratégicos que precisam ser melhorados no instituto.

O levantamento possibilitou identificar fragilidades que foram compartilhadas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico para elaboração dos desafios do edital SEED Gov. 

Para o IMA, o programa SEED é importante iniciativa do Governo de Minas.

“Essa sinergia foi muito produtiva e gratificante, gerando excelente diagnóstico. A iniciativa impulsiona a modernização das instituições, assim como o intercâmbio dos núcleos de inovação do governo, permitindo a sintonia necessária para identificar necessidades reais de melhoria através das  startups. Ainda nesse contexto, estimula pensamentos inovadores sobre a gestão pública”, enaltece Beatriz Cordenonsi, colaboradora do NIM. 

Inscrição

Startups interessadas em oferecer soluções tecnológicas para os desafios do IMA e de outros diversos órgãos selecionados podem consultar edital publicado neste link.

O prazo para a inscrição se encerra em 12 de fevereiro.

Fonte: IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária

◄ Leia outras notícias