Agricultura Precisão

Governo de São Paulo e entidades se unem para criar políticas para o uso de drones na agricultura

Desde o ano passado os drones já são utilizados no Cinturão Verde de São Paulo para pulverização de agentes biológicos no cultivo de hortaliças; O Estado é líder no país na utilização da tecnologia também em outras culturas como cana-de -açúcar e cítrus


Publicado em: 21/07/2020 às 13:45hs

Governo de São Paulo e entidades se unem para criar políticas para o uso de drones na agricultura

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado vai propor ações para o desenvolvimento de um ambiente regulatório e de negócios para o uso de drones para pulverização de lavouras. Em reunião realizada na última semana, com a liderança do secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, ficou acertada a criação de um grupo técnico para estudar e elaborar as diretrizes para as futuras ações. 

Além do secretário de Agricultura, a reunião contou ainda com a participação de Júlio Schidara, Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB); de Nei Brasil, coordenador do Comitê de Aviação da AIAB e CEO da VOA; de Pedro Estevão, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos (ABIMAQ); Felipe Gonçalves, da ABIMAQ; Armando César Sugawara, da ANDAV; e Roberto Araújo, diretor de Boas Práticas da Croplife Brasil. 

Para o secretário de Agricultura, é importante criar regras que não sejam restritivas. Ele disse ainda que a Secretaria pode encabeçar essa discussão em âmbito estadual. "O uso de drones para pulverização já é bastante comum em alguns países da Ásia, pioneira nessa tecnologia. No Brasil, a prática ainda é recente, mas vem ganhando espaço. No entanto, são poucos os países do mundo que possuem normativos específicos para pulverização com drones. Colocarmos esse assunto em pauta mostra o pioneirismo de São Paulo para o aperfeiçoamento e utilização da tecnologia, buscando sempre eficiência e segurança de todos", afirma Gustavo Junqueira. 

Durante o encontro, realizado de forma virtual, Nei Brasil apresentou as principais características dos drones usados em lavouras, como esse mercado tem crescido no mundo e a necessidade de ser estabelecido um ambiente de negócios que não iniba a inovação do setor no Estado de São Paulo. 

"Já não é uma expectativa, o uso do drone na agricultura é uma realidade. O Estado de São Paulo é o líder tanto em desenvolvimento tecnológico, quanto na utilização dos drones de pulverização nas lavouras, passando a marca de 1 milhão de hectares sendo tratados anualmente", explicou Nei Brasil. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

◄ Leia outras notícias