Seguro Rural

Seguro rural garante proteção para lavouras de arroz

Há quatro anos, Tovese Corretora de Seguros oferece em conjunto com a Federarroz programa específico para orizicultores


Publicado em: 20/02/2018 às 13:40hs

Seguro rural garante proteção para lavouras de arroz

O seguro rural nas lavouras vem sendo uma ferramenta fundamental para a proteção dos investimentos do produtor. As variações climáticas durante todo o período da safra, passando pelo plantio, pela formação das plantas até chegar na colheita, podem atrapalhar a vida do produtor rural. Com isso, os programas de seguro agrícola vem ganhando força no país e ainda existe espaço para o crescimento do setor.

Para o setor arrozeiro, a Tovese Corretora de Seguros em conjunto com a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a AgroBrasil criaram o Arroz Protegido, que há quatro anos busca proteger o produtor de fenômenos climáticos, como granizo e vendaval. Além disso, o programa também prevê a cobertura de replantio por excesso de chuva ou inundação da lavoura. "Ao longo do tempo conseguimos reduzir ao máximo os prejuízos dos produtores. É preciso avançar rapidamente na contratação dos seguros para as lavouras. Tanto mais lavouras seguradas menos problemas o setor terá para administrar em futuros eventos climáticos", observa o diretor da Tovese, Otavio Simch.

O especialista lembra que o produtor, na hora de contratar o seguro rural, deve buscar entender o que está contratando e como vai funcionar o pagamento do sinistro. “É comum o produtor olhar apenas o que vai pagar e esquece o que está sendo coberto. O produtor precisa ficar atento para identificar a melhor proposta. O seguro da lavoura precisa ser olhado como investimento, assim como qualquer tratamento cultural ou de assistência técnica”, explica o diretor da Tovese.

Durante a 28ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 21 a 23 de fevereiro na Estação Experimental do Arroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz, em Cachoeirinha (RS), a Tovese Corretora de Seguros estará em seu estande esclarecendo aos produtores participantes do evento questões relativas ao seguro rural. Conforme os indicadores do Atlas de Seguro Rural, do Ministério da Agricultura, a área segurada de arroz no país, em 2017, foi de 158,08 mil hectares, sendo 113,05 mil hectares no Rio Grande do Sul, maior produtor do grão no Brasil. Santa Catarina é o segundo Estado em seguro de lavouras de arroz com 41,45 mil hectares.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Tovese Corretora de Seguros

◄ Leia outras notícias