Crédito Rural

FAESP defende juros reais alinhados à Selic

Entidade enfatiza que juros baixos são fundamentais para os produtores rurais e a competitividade internacional do setor. Por isso, defende alinhamento à Selic das taxas praticadas pelo mercado financeiro


Publicado em: 11/08/2020 às 09:00hs

FAESP defende juros reais alinhados à Selic

"Qualquer redução na Selic, em tese, é positiva para todos os setores, inclusive o agronegócio. Mas, na prática, a queda não tem gerado grande efeito positivo para os produtores rurais, pois os juros reais praticados pelo mercado não estão alinhados à taxa básica, encontrando-se em patamar superior", ressalta Tirso de Salles Meirelles, vice-presidente do Sistema FAESP-SENAR-AR/SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). 

Com a Selic em 2,5 ao ano, o mercado financeiro projeta uma redução de 0,25 ponto percentual. Além disso, as linhas de crédito específicas para o setor disponibilizadas pelo governo também estão acima da Selic, na casa de 5% a 6% ao ano, e não irão variar, pois não são atreladas a ela. "Por isso, esperamos que os juros na ponta do mercado financeiro acompanhem de modo mais próximo as diminuições da taxa básica, o que não vem ocorrendo, pois ainda se verifica uma discrepância", observa Meirelles. 

Por outro lado, a queda da Selic pode contribuir para movimentar a economia, à medida que ajuda os consumidores a comprarem mais, num efeito em cascata com impacto positivo em todos os setores. "Porém, a expectativa é de que, paulatinamente, os juros reais aproximem-se cada vez mais da taxa básica. Isso é importante para que o agronegócio tenha mais competitividade, inclusive perante seus concorrentes internacionais", pondera Meirelles. "Outro ponto importante, é que com a queda dos juros, a sociedade vai passar para o setor produtivo a retomada da economia, pois vai permitir a geração de emprego e renda em diversos setores, como economia, comércio e construção, por exemplo", completa. 

Fonte: Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação

◄ Leia outras notícias