Assuntos Jurídicos

Europa precisa de lei para proteger solos, diz especialista

"Muitos dos solos na Europa estão degradados"


Publicado em: 25/01/2021 às 15:20hs

Europa precisa de lei para proteger solos, diz especialista

De acordo com o que afirmou recentemente a geógrafa Teresa Pinto-Correia, no podcast Ciência com Impacto, do Diário de Notícias, existe uma grande necessidade atualmente na criação de uma lei europeia para proteger os solos do continente da compactação, da erosão e também do mau uso. As informações aqui publicadas foram disponibilizadas originalmente pela revista Vida Rural de Portugal. 

“Muitos dos solos na Europa estão degradados ou estão em condições que se deterioram todos os dias e a atenção de quem utiliza o solo e mesmo da sociedade em geral sobre o solo é muito baixa. Ninguém sabe qual é o solo em que vive ou o solo em que se produz os alimentos que consome”, revela Teresa Pinto Correia, vice-presidente do Conselho de Missão Europeu sobre a Saúde dos Solos e dos Alimentos, em entrevista ao Diário de Notícias. 

Nesse cenário, o grupo de trabalho sobre a saúde dos solos e dos alimentos da Europa defende uma mudança profunda no uso da terra e dos sistemas alimentares no velho continente. Pelo menos foi isso que está afirmando a vice-presidente desse Conselho de Missão Europeu. O foco das medidas vai ser a prevenção da degradação do solo rural e urbano de todo o continente europeu. 

Além disso, a investigadora, diretora do MED, que é o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, defende que é necessário travar o uso de solos férteis nas expansões urbanas e parar com a degradação dos solos, causadas pela contaminação industrial e pelas más práticas agrícolas, completa a revista Vida Rural, de Portugal.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias