Agricultura Familiar

Irmãos cafeicultores do Sudoeste mineiro são exemplos de sucesso do Pronaf

Projetos do crédito rural foram elaborados pela Emater-MG


Publicado em: 03/06/2022 às 12:20hs

Irmãos cafeicultores do Sudoeste mineiro são exemplos de sucesso do Pronaf

A trajetória de dois irmãos de São Tomás de Aquino, no Sudoeste mineiro, é um exemplo de experiência bem-sucedida do uso do crédito rural, aliado à assistência técnica, para impulsionar a geração de renda de agricultores familiares e melhorar a produção. O financiamento da cafeicultura, principal atividade da família, viabilizou melhorias nas propriedades, avanço tecnológico, aumento da produtividade e melhores condições de vida dos produtores e seus familiares. Somados a isso, também se destaca a vontade de cada um deles em investir na atividade. 

Assim é a história de Reginaldo Farchi e Ronaldo Alves Farchi, que aprenderam desde cedo com o pai a lida com as lavouras de café. No início, investiram também no plantio de milho, numa propriedade dividida entre os sete irmãos. Porém, acabaram migrando novamente para a cafeicultura e expandiram suas propriedades. “Comecei como cafeicultor, com meus pais e irmãos. Trabalhei muito até ter o meu próprio dinheiro e comprei outra parte da fazenda, onde plantei mais café. Tudo que consegui vem da roça e das lavouras de café”, revela Reginaldo.

Hoje eles comercializam o café para cooperativa e exportadora da região. Reginaldo tem uma propriedade de 6,5 hectares em produção, denominada Sítio Alto da Colina. E a média de produção anual é de 200 sacas beneficiadas. Já Ronaldo, dono do Sítio Lagoa, tem nove hectares de café em produção, com a média 300 sacas de café.

Para atingirem o atual estágio de vida, os irmãos Farchi contaram com a assistência técnica que a Emater-MG presta há cerca de 30 anos. Também foram contemplados pelo Luz Para Todos, programa federal que beneficiou residências rurais sem energia elétrica e, principalmente, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Pronaf

Com projetos elaborados pela Emater-MG, eles já acessaram várias linhas de custeio e investimento do Pronaf. Reginaldo usou os recursos para investir em tratos culturais, canalização da água para abastecimento da residência e financiamento da construção da sua moradia e do terreiro de secagem de café.

Já o irmão Ronaldo, também acessou o Pronaf para o financiamento da construção da sua casa e do terreiro de secagem de café, no sítio. Além disso, Ronaldo se valeu do Pronaf para investir na compra de um trator e outros maquinários. E, mais recentemente, ele instalou energia solar na sua propriedade rural, novamente com recursos do crédito rural do programa federal.

“O Pronaf é tudo de bom. Sem ele eu poderia ter melhorado, mas teria mais dificuldade. Pensa bem, eu tinha quatro filhos e não tinha dinheiro. Eu e minha família conseguimos muitos benefícios para o nosso desenvolvimento na agricultura. Primeiro a lavoura de café, depois o terreiro concretado, trator, carreta, pulverizador, roçadeira e, por último, a construção da casa e a energia solar”, explicou Ronaldo.

Há 16 anos, o agrônomo do escritório local da Emater-MG de São Tomás de Aquino, Fausto Ornelas, acompanha e presta assistência técnica aos agricultores familiares do município, entre eles, os irmãos Farchi. Segundo o técnico, com o apoio da empresa, diversas famílias locais vêm superando dificuldades. “Dentre as diversas famílias beneficiadas, podemos destacar esses dois irmãos. Eles são exemplos de superação, união, dedicação, empenho, organização, persistência e amor pelos trabalhos realizados. Pelo que tenho acompanhado dessas trajetórias, a cada dia eles colhem mais frutos”, explica.

Meio ambiente

Outro aspecto que chama atenção na história dos irmãos Farchi é a iniciativa de ambos em formar reservas ambientais por conta própria. Reginaldo, por exemplo, separou duas áreas na propriedade para plantar árvores. Uma é próxima da mina de água, que além de abastecer sua casa, também serve a outras três famílias. A outra tem o objetivo de sombrear as lavouras e “quebrar” o vento que pode prejudicar os cafezais. “Plantei árvores frutíferas, eucalipto, cedro, paineira, jequitibá, moreira e imbaúva. Todas são pra conservar o solo e a mina de água”, diz.

Ronaldo também está formando uma reserva de madeiras de lei em sua propriedade. “Sempre gostei de arborizar. Plantei mogno, teca, jequitibá rosa, cedro e jacarandá. Já, já vou plantar uma carreira delas entre os cafés pra proteger do sol e vento. Fiz uma com abacateiro”, informa.

Projetos da Emater

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) destina-se a estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários.

São beneficiários do Pronaf os agricultores e produtores rurais que compõem as unidades familiares de produção rural e que comprovem seu enquadramento mediante apresentação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e observados alguns critérios, como por exemplo, o trabalho familiar como predominante.

A Emater-MG elabora projetos do Pronaf para os agricultores familiares em Minas Gerais. Em 2021, foram 11 mil projetos, no valor de 820 milhões.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emater-MG

◄ Leia outras notícias