Agricultura Familiar

IICA e parceiros lançam nova roda virtual de negócios de empresas agroalimentares para fortalecer o comércio intrarregional

A inscrição para o evento, que será realizado de 24 a 28 de maio, já está aberta


Publicado em: 14/05/2021 às 09:40hs

IICA e parceiros lançam nova roda virtual de negócios de empresas agroalimentares para fortalecer o comércio intrarregional

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) lança, juntamente com outras organizações, a terceira roda virtual de negócios para empresas da América Latina e do Caribe dedicada a comercializar produtos do setor agroalimentar.

O objetivo é favorecer os vínculos comerciais entre empresas da cadeia agroalimentar, para que consolidem ou diversifiquem seus mercados de exportação a fim de acelerar a recuperação econômica perante à Covid-19.

A roda virtual será realizada de 24 a 28 de maio. Além do IICA, ela é organizada pela FAO, a Secretaria de Integração Econômica Centro-Americana (SIECA) e a Secretaria Executiva do Conselho Agropecuário Centro-Americano (SECAC).

“O que fazemos no IICA, por essas plataformas virtuais, é convidar compradores e vendedores para que entrem em contato para desenvolver negócios”, disse o Gerente do programa de Comércio Internacional e Integração Regional do Instituto, Daniel Rodríguez.

A necessidade de promover rodas virtuais se manifestou no ano passado, quando a pandemia de Covid-19 impôs restrições às feiras internacionais.

Para participar do evento, as empresas interessadas devem se inscrever na Rede Centro-Americana de Comércio da SIECA (www.redca.sieca.int), preencher seu perfil empresarial e solicitar a participação na roda virtual de negócios de maneira gratuita. As inscrições já estão abertas.

Os produtos e serviços do setor agroalimentar que estão sendo promovidos na atividade são os seguintes:

  • Produtos primários e seus derivados
  • Alimentos transformados
  • Serviços de apoio à produção (inovação agrícola, maquinários e equipamentos e insumos)
  • Serviços para a comercialização (distribuição, transporte e logística, embalagens, entre outros).

Reforçar o comércio intrarregional

A atividade busca aumentar o comércio intrarregional e diversificar a carteira de exportações.

Um estudo feito pelo IICA sobre o setor agroalimentar no primeiro ano da pandemia mostrou que, do total exportado por 17 países das Américas, cerca de 13% de suas exportações agroalimentares estão vinculadas ao mercado intrarregional e 87%, a mercados terceiros.

Além disso, 10 produtos — soja, carne, banana e café, entre outros — concentram 51% das exportações, comparado com a média mundial de 29%.  

No ano passado, o IICA e outras organizações desenvolveram duas rodas hemisféricas de negócios com a participação de cerca de 950 empresas de 22 países, gerando negócios de aproximadamente US$16 milhões.

“Nessas grandes rodas, das quais participam 500 ou 600 empresas, estamos nos empenhando para promover também o comércio intrarregional e diversificar os produtos”, disse Rodríguez.