Agricultura Familiar

Apicultura em família em São Domingos do Prata

Há mais de 25 anos Nilton Célio Martins é apicultor em São Domingos do Prata. Ele começou na atividade com dois irmãos e iniciaram o trabalho com 10 colmeias. “Me interessei pela apicultura porque queria uma fonte de renda no campo e ela é uma atividade viável para pequenas propriedades como a nossa”, contou.


Publicado em: 10/06/2022 às 12:40hs

Apicultura em família em São Domingos do Prata

Atualmente, Nilton tem 120 colmeias e produz cerca de quatro toneladas de mel por ano. Participante do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Apicultura do Sistema FAEMG, ele comemora os resultados do acompanhamento do técnico de campo, Vailton Lima na atividade. “O ATeG veio ao encontro do que estávamos precisando. Trouxe ganho de produtividade, novos conhecimentos e a seleção de rainhas”.

O trabalho no apiário é compartilhado com a esposa Tatiana Guimarães Ferreira que ingressou na atividade há seis anos. Ela contou que começou por acaso, quando foi ajudar o marido em uma captura. “Estava com muito medo das abelhas, mas não desisti. Depois fui pegando gosto e hoje estou sempre no apiário”.  

Assim como Nilton, Tatiana também vê o ATeG como um grande aliado. “Recebemos muito conhecimento na teoria e na prática”. O casal participou da ação do projeto de gelhoramento genético em São Domingos do Prata e aprovou a iniciativa pioneira. “Essa tecnologia aplicada à genética é tudo! E fazendo e acompanhando de pero a gente fixa mais as técnicas que eles passaram. Quanto mais as nossas abelhas produzirem teremos mais lucratividade e qualidade, o cuidado na produção e no manejo valorizam o nosso produto”, comentou a apicultora. 

Novos mercados

Grande parte da produção do casal é vendida para entrepostos exportadores de mel, mas eles também estão investindo na venda direta ao consumidor, para agregar valor ao produto, com a marca Mel Tataty criada a cerca de três anos. A comercialização acontece em feiras livres. “O conhecimento técnico e as boas práticas são reconhecidos pelos clientes na qualidade do meu. É sempre bom ouvir que o nosso mel é bom e puro. Muitas pessoas compram para experimentar e voltam para levar mais. Isso é muito gratificante”. 

Além do mel, a marca também tem própolis, cachaça de mel e a novidade inspirada em um dos cursos do SENAR que Tatiana participou que é o sabonete de mel. “O curso não era sobre mel, mas aproveitei os ensinamentos, busquei mais conhecimento e desenvolvi o produto”. Os preços dos produtos variam de R$7 a R$25.

Atuação socioambiental 

Para o casal, o trabalho com as abelhas é mais que uma alternativa de renda. Nilton destacou que eles estão atentos à importância desses insetos para a saúde do meio ambiente e para a agricultura. “A apicultura é um ato de preservação ambiental”, declarou.  Os produtores são entusiastas do turismo rural e são agentes formados pelo programa especial oferecido pelo Sistema FAEMG na região. Para Nilton, a apicultura e ostras atividades agrícolas, além das belezas naturais, podem ser grandes atrativos para os turistas e representar ganhos sociais, econômicos e ambientais para a região. 

Nilton é um dos fundadores da Associação de Apicultores de São Domingos do Prata entidade cooperada do Sistema FAEMG que completa 23 anos em 2023 e auxilia o crescimento e a profissionalização da atividade na região. “Fizemos a associação porque precisávamos estar organizados para usar as áreas disponibilizadas por uma empresa de celulose da cidade, e essa foi só a primeira conquista. Depois conseguimos construir a casa de mel que funciona para a extração. Nossa intenção agora é investir me maquinário para envasamento de mel na unidade”, contou.

Fonte: Assessora de comunicação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos em Viçosa

◄ Leia outras notícias