Saúde Animal

TO: Adapec registra doença de mormo em Santa Fé do Araguaia

O mormo não tem cura e o produtor rural precisa ficar atento


Publicado em: 11/08/2020 às 17:20hs

TO: Adapec registra doença de mormo em Santa Fé do Araguaia

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) registou um caso de mormo, doença infectocontagiosa que acomete equídeos, em um equino numa propriedade rural localizada no município de Santa Fé do Araguaia, região norte do Tocantins. O produtor rural foi notificado, o local será interditado e o animal passará pela eutanásia na próxima semana. Esse é o sexto caso registrado este ano no Estado, como não existe vacina, a forma mais eficaz é estar com exames negativos dentro do prazo de validade tanto para comercialização quanto para movimentação dos animais.

De acordo com gerente de sanidade animal, Sérgio Liocádio, a identificação veio após um veterinário autônomo fazer o exame do animal para fins de trânsito. “Como o resultado deu positivo, o laboratório informa ao Ministério da Agricultura que repassa pra nós providenciarmos o exame complementar confirmatório western blotting, que é realizado no laboratório oficial (Lanagro), se o resultado for positivo iniciamos as medidas sanitárias de contenção”, explica.

A propriedade foco só será liberada após a realização de dois exames consecutivos com resultados negativos para todos os equídeos existentes no imóvel rural. Além disso, são coletadas amostras para exames dos animais susceptíveis a doença nos vínculos epidemiológicos, ou seja, nas proximidades para a realização de exames para mormo, dentre outras medidas sanitárias.

A Adapec dispõe de novo método de eutanásia onde é utilizado o químico com o fármaco T-61, o qual induz à morte de forma rápida, sem dor e com mínimo de estresse.

Por se tratar de uma zoonose, que pode ser transmitida do animal para o homem, a Agência comunicou à Secretaria Estadual da Saúde para tomar as providências em relação as pessoas que por ventura tiveram contato com o animal, conforme prevê a legislação.

Mormo

O Mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares). Nos equídeos, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existe ainda a forma latente (assintomática) na qual os animais não apresentam sintomas, mas possuem a enfermidade.

Se o produtor tiver suspeita da doença no animal deverá notificar imediatamente a Adapec em uma das suas unidades ou pelo Disque Defesa 0800 63 11 22, bem como denunciar trânsito clandestino de animais.

Fonte: ADAPEC - TO

◄ Leia outras notícias