Pastagens

Pastagem: Manejo com alta tecnologia é a chave para elevar a produtividade

Com investimento, adoção de tecnologia e manejo adequado, produtor maximiza potencial de criação sem aumentar área


Publicado em: 17/03/2021 às 08:40hs

Pastagem: Manejo com alta tecnologia é a chave para elevar a produtividade

O sistema produtivo em pastagem para bovinos, aliado a uma boa sanidade do animal garante um baixo custo de produção. Mas esse tipo de alimentação vai muito além da simples utilização das pastagens existentes na propriedade. Inclui nutrição e manejo do pasto, adoção de tecnologias agrícolas e até mesmo irrigação e sistemas altamente intensificados. A transformação no manejo da pastagem foi um fator decisivo para o pecuarista Wilson Souza Ribeiro, revolucionar os resultados na pecuária de cria em sua propriedade, em Itumbiara, GO. 

Há mais de 25 anos, Wilson administra a fazenda da família, com área de 300 hectares, onde praticava pecuária e produzia soja, milho e algodão. Após momentos de dificuldades, o produtor decidiu reformular sua fazenda, saindo da pecuária de engorda e da agricultura para se dedicar ao sistema de cria. E foi nesse momento que tudo começou a mudar. 

Para oferecer um novo patamar de produtividade ao seu rebanho, então composto por cerca de 200 fêmeas, o agricultor investiu em tecnologias para melhorar a qualidade do pasto, produzir mais e melhor. Em menos de um ano, o produtor viu sua bezerrada de 6 meses ganhar 600 gramas por dia, mesmo no momento da separação da mãe no desmame, através de uma alimentação mais rica e um manejo correto da pastagem, com as variedades mais adequadas para a demanda nutricional do rebanho. 

Em 2020, o pecuarista passou de 200 para 600 matrizes e pretende chegar ao máximo de produtividade através do investimento em cruzamento industrial com inseminação artificial. Em janeiro de 2021, a produção já tinha aumentado para 700 matrizes. "A minha fazenda do ano passado era uma e, a desse ano é outra. Agora, eu tenho pastagem suficiente para ampliar meu rebanho", celebra. 

Após atingir o número de matrizes planejadas, o produtor pretende começar o processo de recria e engorda a pasto com bezerros desmamados com 10 arrobas. Tudo isso ainda na mesma área e na mesma fazenda: "Eu não tenho intenção de comprar terras. Eu quero melhorar o que eu já tenho e colocar uma fazenda dentro da outra", comenta. 

Para contribuir com seus planos, Wilson irá participar do Programa Mais Pasto, parceria da Coopercitrus com a Embrapa e empresas fornecedoras de insumos. O programa oferece aos pecuaristas uma visão de sua produtividade atual e os objetivos a longo prazo. A partir disso, é feito um estudo para facilitar a tomada de decisões em campo: "Nosso objetivo é buscar a máxima eficiência com o menor custo possível. Assim, contribuímos para que nossos cooperados aproveitem quando o mercado está em alta, mas continuem tendo rentabilidade quando o mercado está em baixa", afirma o gerente de pastagem da Coopercitrus, Leonardo Bitencourt. 

Produzir mais com menos, oferecendo um pacote completo de soluções que faça sentido ao produtor rural é o objetivo da Coopercitrus. Com exemplos como o do Wilson, demonstramos que a nova pecuária é rentável e sustentável, muito mais competitiva comparada a outras grandes culturas. 

Coopercitrus se consolida em Goiás 

Com uma visão de inovação para a produção agropecuária, a Coopercitrus chegou em Goiás em 2019, quando inaugurou sua Unidade de Negócios em Itumbiara, levando uma variedade de produtos e serviços, junto a atendimento e suporte técnico que acompanha a realidade do cooperado. Em 2020, a cooperativa avançou sua atuação no estado, inaugurando uma Unidade de Negócios em Quirinópolis, GO, onde conta também, com uma concessionária Massey Ferguson. Hoje, a Coopercitrus está consolidada na região, com mais de 300 cooperados em sua carteira, e prepara mais uma grande inauguração, da loja conceito da Coopercitrus Campo Digital, em Cristalina, GO, que será especializada em tecnologias agrícolas. 

Fonte: Coopercitrus

◄ Leia outras notícias