Equídeos

Classificatória ao Freio de Ouro seleciona novos exemplares para a grande final

Primeira colocação entre as fêmeas ficou com égua de criatório de Panambi enquanto nos machos a liderança foi de cavalo de parceria de cabanhas de Gravataí e Rolante


Publicado em: 23/07/2020 às 13:40hs

Classificatória ao Freio de Ouro seleciona novos exemplares para a grande final
Foto: Freio de Ouro Divindad 42 Nombrado. Crédito: Felipe Ulbrich - ABCCC

Depois de quatro dias enfrentando as mais diversas adversidades climáticas ao longo de toda a classificatória, foram definidos mais 12 conjuntos, oito machos e quatro fêmeas, para a grande final do Freio de Ouro, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Depois de dois dias de chuva e frio, o final de semana as temperaturas aumentaram e o sol chegou ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Já na pista, a temperatura foi alta o tempo inteiro, com uma acirrada disputa pelas vagas. Nas fêmeas, onde quatro conjuntos atingiram os 18 pontos necessários para a classificação à final, o primeiro lugar ficou com a égua Divindad 42 Nobrado, da Cabanha da Figueira, de Panambi (RS), montada pelo ginete Fábio Teixeira da Silveira. E nos machos, a primeira colocação foi do cavalo Monarca da Dom Manoel, de parceria da Cabanha Dom Manoel, de Gravataí (RS), e da Estância Liberdade, de Rolante (RS), montada pelo ginete Jardel Finkenauer Pereira.

A égua vencedora, montada por Fábio Teixeira da Silveira, liderou boa parte das provas funcionais. Chegou a perder a primeira colocação durante a Bayard-Sarmento, mas reconquistou a ponta na prova final de Campo. "Trabalhamos para ter uma boa apresentação e quando dá certo ficamos felizes. Esta égua está há seis meses comigo é gosto muito dela pelo seu temperamento, muito dócil, e vai se encaminhando muito bem", salientou o ginete.

Nos machos, o cavalo assumiu a ponta a partir da primeira etapa funcional na sexta-feira e desde lá não largou mais a ponta. Emocionado, Jardel Finkenauer Pereira agradeceu toda a equipe de trabalho que recuperou o animal de uma rachadura no casco a tempo de estar em condições para a classificatória ao Freio de Ouro, inclusive conquistando a maior pontuação desta seletiva entre todos os conjuntos concorrentes nas duas categorias. "Este cavalo é um fenômeno, é muito bom. Este ano comecei a correr com o cavalo e vem sendo gratificante", destacou.

Mais uma vez, os protocolos sanitários para a realização das etapas de seleção da raça Crioula tiveram êxito em sua execução. “Fizemos uma pausa de duas semanas em respeito à segurança de todos. Todas as autoridades estão muito contentes com a maneira que todos os protocolos estão sendo propostos. Queremos proporcionar aos que estão trabalhando que possam cumprir com sua obrigação com toda a segurança possível”, observou o presidente da ABCCC, Francisco Fleck.

A seletiva foi avaliada pelos trios de jurados compostos por Fábio Muricy Camargo, Luis Rodolfo Machado e Otávio de Aragão Oliveira, na categoria fêmeas, e João Francisco Silveira da Silveira, Leonardo Alberton Ardenghy e Rodrigo Albuquerque Py, na categoria machos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)

◄ Leia outras notícias