Caprinos e Ovinos

Agrotins apresenta tecnologias sobre produção de ovinos

Aplicativo CIM Custos facilita tomada de decisões relativas aos custos de produção na propriedade rural


Publicado em: 28/05/2020 às 13:30hs

Agrotins apresenta tecnologias sobre produção de ovinos

A edição de 2020 da Agrotins, que será realizada de forma virtual entre 27 e 29 de maio, apresentará soluções tecnológicas da Embrapa sobre sistemas de produção de ovinos de corte. As tecnologias podem ser acessadas a partir da vitrine digital na página especial que a Embrapa criou para o evento, que também trará palestras online sobre diversas temáticas relacionadas à pesquisa agropecuária.

Em destaque, estarão soluções tecnológicas referentes a sistemas de produção para ovinos de corte, uma das demandas mais levantadas por produtores rurais. A gestão da propriedade na ovinocultura será tema de palestra do pesquisador Klinger Magalhães, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), que poderá ser acessada no dia 27, a partir das 11 horas, no site oficial da Agrotins.

De acordo com Klinger, a gestão se mostra fundamental em um contexto em que a cadeia da ovinocultura tem buscado se organizar frente ao crescimento da atividade e à expansão do mercado consumidor. Para isso, ele destaca que a produção de ovinos deve buscar instrumentos, práticas e processos gerenciais.

“Isso inclui o levantamento de informações essenciais de dentro e fora da porteira que definirão o desempenho da atividade. Uma das fontes essenciais de informações para a gestão é o acompanhamento dos custos de produção, onde se consegue identificar dados importantes de problemas a serem solucionados, juntamente com os indicadores zootécnicos”, ressalta Klinger.

Segundo o pesquisador, ainda é um desafios a incorporação desse acompanhamento dos custos e indicadores na rotina da propriedade. Como forma de facilitar esta gestão, a Embrapa desenvolveu o aplicativo CIM Custos, uma das soluções tecnológicas que serão apresentadas na vitrine digital da Agrotins. Outras soluções tecnológicas aplicáveis à produção de ovinos de corte que estarão à disposição na vitrine serão: Terminação de Cordeiros em Confinamento, Descarte Orientado de Caprinos e Ovinos, o aplicativo CIM Rebanho e Planilha de Gestão de Custos de Produção para Caprinos e Ovinos.

“São soluções tecnológicas com aplicação ampla para qualquer região produtora de ovinos de corte”, frisa Cícero Lucena, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos. De acordo com ele, há potencial aplicação para polos como a região do Matopiba – área que envolve parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – ou o Centro-Oeste brasileiro. A Agrotins terá a participação de 22 unidades da Embrapa, de todas as regiões do país.

Soluções tecnológicas para ovinocultura na Agrotins

Fonte: Embrapa Caprinos e Ovinos

◄ Leia outras notícias