Bovinos Leite

Programa Vetoquinol Resolve e soluções Descarte Zero ajudam produtor a reduzir perda de leite

A falta de prevenção, tratamento e controle de doenças nos animais causam grandes prejuízos econômicos aos produtores


Publicado em: 05/08/2020 às 07:40hs

Programa Vetoquinol Resolve e soluções Descarte Zero ajudam produtor a reduzir perda de leite

E as soluções para resolver os problemas sanitários estão disponíveis e têm excelente custo-benefício. Antonio Coutinho, gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal, destaca que a falta de atenção a sanidade dos animais pode tirar uma vaca em lactação da produção e cada dia que ela fica em tratamento significa um dia a menos de receita. "Se estamos falando de uma vaca de média a alta produtividade, o prejuízo diário pode chegar a R$ 50,00/vaca/dia, que representa em média 30% a mais do que o custo de uma dose de medicamento. Ou seja, vaca tratada com rápido retorno à ordenha é lucro certo para o produtor".

Além disso, cada vez mais, a produção tem preocupação com a segurança alimentar. Por isso, a Vetoquinol oferece soluções com carência zero para vacas em lactação. A empresa coloca à disposição dos pecuaristas o Programa Vetoquinol Resolve, que oferece as soluções Descarte Zero, com soluções e serviços eficazes para a saúde das vacas em lactação com o especial benefício do descarte zero do leite. "A presença de resíduos de medicamentos, acima dos limites permitidos pelos órgãos reguladores, é um dos principais fatores responsáveis pelo descarte do leite. O ideal é a utilização de produtos com descarte zero, sem período de carência", reforça Antonio Coutinho.

Com amplo portfólio, as soluções Descarte Zero da Veroquinol oferece dois produtos que se destacam para a elaboração de um eficaz Programa Sanitário para vacas em lactação, com a vantagem do descarte zero do leite: AcurA, antimicrobiano para o tratamento das infecções das vacas em lactação, e Novatack (Pour-on e Injetável), endectocida de dupla proteção para as vacas em lactação: controle dos vermes associado à inibição do crescimento de carrapatos.

Antonio Coutinho informa que AcurA age diretamente em mastites causadas por bactérias sensíveis a ceftiofur, eliminando esses focos e fazendo com que os animais infectados retornem rapidamente à produção, evitando pesados prejuízos – estima-se que a mastite reduz a produção em até 40%. "Trata-se de um antibiótico extremamente importante na atividade leiteira, com princípio ativo moderno e muito eficiente, inclusive em casos onde há resistência a penicilinas. Além disso, tem validade de 4 anos, tratamento em dose única, descarte zero no leite e maior praticidade no manejo. Produto ideal para estar na farmácia da fazenda".

Humberto Moura, gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal, assinala que o produtor de leite tem a opção de fazer a escolha da versão do endectocida Novatack com a qual mais se adapta ao manejo da fazenda. "Novatack é oferecido em formulação injetável e formulação pour-on. È um endectocida exclusivo Vetoquinol muito eficaz em programas de controle de ecto e endoparasitas para as vacas em lacatção. Assim, os produtores de leite podem promover ação efetiva de proteção dos animais contra os principais parasitas internos e externos, sem a necessidade de descartar o leite".

Fonte: STA Press

◄ Leia outras notícias