Bovinos de Corte

Criadores aprendem a utilizar tecnologia de acordo com o objetivo comercial da fazenda

A Pfizer Saúde Animal realizou nesta segunda-feira (23) à noite, na sede da Nelore MS, Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, em Campo Grande, uma palestra sobre a importância dos Marcadores Moleculares na evolução do rebanho bovino


Publicado em: 25/07/2012 às 07:35hs

Criadores aprendem a utilizar tecnologia de acordo com o objetivo comercial da fazenda

Priscila Barros, gerente de serviços técnicos da empresa, destacou alguns números do Clarifide, produto que serve como um painel de DNA para a predição de características de reprodução, crescimento, habilidade materna e qualidade de carcaça; e pode orientar o pecuarista na hora de: selecionar fêmeas para reposição, apartar futuros tourinhos na desmama, obter vacas com boa habilidade materna e selecionar animais precoces e férteis, que permaneçam mais tempo no rebanho, economizando tempo e custo na seleção.

“Quanto mais ferramentas o criador utilizar, menores serão as chances de ter erros. Uma tecnologia complementa a outra; elas não se excluem”, ressalta a especialista, que explicou ainda o trabalho da equipe para dar suporte ao cliente. “A gente não pode se basear somente nos índices. Temos que observar as características dentro de cada um deles. Às vezes, por exemplo, um touro possui melhor classificação, mas é destaque somente na parte reprodutiva, enquanto outro com índice inferior pode ser melhor para transmitir aos filhos ganho de peso. Por isso, na hora de apresentarmos ao produtor os resultados das avaliações, buscamos analisá-los juntos para direcionar e aplicar a genética de acordo com o objetivo comercial da fazenda”.

O gerente de clientes especiais da Unidade de Negócios Bovinos da empresa, Lupércio de Antônio, define que “a principal função do Clarifide é orientar o melhoramento genético do rebanho da propriedade, para obtenção de produtos de qualidade. Indiretamente, a ferramenta acaba sendo utilizada nos leilões, para ressaltar as características principais de cada animal ofertado”.

Preocupação em direcionar a seleção


“Nós, criadores, temos que direcionar os acasalamentos, já que a transmissão de genética não se dá apenas pelo reprodutor; tem também os outros 50%, no mínimo, que é da matriz. Portanto, o rigor na seleção tem que ser aplicado igualmente para o macho e para a fêmea”, alerta o pecuarista Jonathan Pereira Barbosa, membro da diretoria da Nelore MS e vice-presidente da Acrissul, Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul.
 
Também presente no encontro, o pecuarista e tesoureiro da Nelore MS, Thiago Morais, falou sobre a vantagem essencial do Clarifide, que, segundo ele, é mais importante como um guia para a produção do que propriamente como elemento de marketing, na hora de destacar números ao comprador, que precisa estar igualmente preparado para interpretá-los. “Utilizei a ferramenta no ano passado para agregar informações ao meu leilão de touros. Mas agora vou focar principalmente em avaliar os reprodutores e matrizes do plantel, para orientar minha seleção”.

Os criadores interessados em obter mais informações sobre esta tecnologia podem entrar em contato através do telefone 0800-011-1919, acessar o site www.marcadorespfizer.com.br ou ainda enviar um email para adm-sac@pfizer.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Nelore MS

◄ Leia outras notícias