Avicultura

Aviagen Colômbia conquista compartimentação de Influenza Aviária (IA) para garantir o fornecimento de reprodutoras

A Aviagen Colômbia se torna a primeira empresa do país a obter a certificação de livre de Influência Aviária e da Doença de Newcastle


Publicado em: 07/08/2020 às 07:40hs

Aviagen Colômbia conquista compartimentação de Influenza Aviária (IA) para garantir o fornecimento de reprodutoras

A Aviagen® Colômbia recebeu recentemente o status de compartimentação da Influenza Aviária (IA) pelo Instituto Colombiano Agropecuário (ICA). Essa conquista segue o mesmo título para a doença de Newcastle (ND), válido desde 2013. Naquela época, a empresa foi a primeira a obter a certificação, recentemente renovada pelo ICA. A Aviagen é a primeira e única empresa a receber as duas certificações na Colômbia, condição adquirida depois de cumprir todos os requisitos do ICA para comprovar a ausência dessas doenças em todas as suas granjas e instalações.

Compromisso com a segurança do fornecimento de alimentos

Aplicando diversas estratégias, a Aviagen segue empenhada em manter o fornecimento global de material genético em pleno funcionamento, mesmo durante os períodos de surto de doenças avícolas. Múltiplas unidades alcançaram a compartimentação, o que permite a manutenção do transporte de pintos, avós e matrizes ao longo das pandemias avícolas na Colômbia. Outras estratégias incluem bases de produção e distribuição espalhadas pelos continentes, além de programas rigorosos de biossegurança e monitoramento de saúde.

“A Aviagen está comprometida com os clientes na Colômbia e no Equador, e toma todas as medidas para fortalecer o seu sucesso. Essa certificação é uma parte essencial de nossa estratégia para manter a cadeia de suprimentos em pleno funcionamento, de forma que possamos continuar fornecendo-lhes material genético saudável e de alto rendimento”, explica Diego Baena, gerente de Produção da Aviagen Colômbia.

"Nossa principal prioridade é garantir o fornecimento de matrizes para nossos clientes, a fim de que possam proporcionar alimento a todas as mesas das famílias na Colômbia e Equador", complementa Gerardo Vesga, gerente Geral da Aviagen Colômbia.

O que é compartimentalização?

A compartimentalização é um padrão estabelecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), e fornece meios para facilitar a exportação de pintos e ovos de um grupo de granjas aprovadas (conhecidas como “compartimento”) em decorrência de uma doença (neste caso, IA ou doença de Newcastle). Assim, todas as instalações dentro do compartimento certificado são aprovadas para exportação segura. 

Outros atributos importantes da compartimentação são: monitoramento regular da saúde por médicos-veterinários do governo, bem como sistemas eficazes de identificação, rastreabilidade e vigilância de aves.

Sobre o Instituto Colombiano Agropecuário

O Instituto Colombiano Agropecuário (ICA) é a organização governamental responsável por garantir a saúde agrícola da Colômbia, com o objetivo de impedir a entrada ou disseminação de doenças avícolas e de outros animais.

Fonte: Aviagen

◄ Leia outras notícias