Aquicultura e Pesca

Projeto com tilápia e pescada recebe prêmio de Criatividade

A Secretaria de Gestão Estratégia (SGE) da Embrapa acaba de divulgar os resultados da Premiação Nacional de Equipes 2012, ano base 2011


Publicado em: 25/07/2012 às 07:55hs

Projeto com tilápia e pescada recebe prêmio de Criatividade

Na categoria Criatividade, o projeto de aproveitamento de resíduos do processamento de tilápia e pescada amarela, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, ficou em 4º lugar. A originalidade, os resultados esperados e os impactos ambientais junto às agroindústrias balizaram a escolha.

De acordo com a pesquisadora Angela Furtado, líder do projeto, a indústria brasileira tem sido obrigada a rever seus processos para minimizar o custo operacional e o passivo ambiental. Os resíduos do processamento de pescados geram poluição orgânica, principalmente nas etapas de lavagem, descongelamento, filetagem e cozimento.

No entanto, esses resíduos sólidos e líquidos são ricos em proteínas e podem gerar produtos de alto valor agregado como rações, sopas, patês, salsichas, surimis, concentrados proteicos e até nanopartículas e embalagens biodegradáveis a base de colágeno.

“Existem alternativas tecnológicas para tornar o processamento tradicional mais eficiente e, ao mesmo tempo, é possível desenvolver produtos de alto valor agregado e de interesse para o mercado a partir dos resíduos que hoje causam danos ao meio ambiente”, explicou Angela.

O projeto teve início em setembro de 2011 e deverá ser concluído em 2014. Ele conta com a parceria da Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Pantanal e da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele é um desdobramento de outra iniciativa, o projeto Aquabrasil, liderado pela Embrapa Pantanal.

Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos

◄ Leia outras notícias