Apicultura

Cooperativa apoiada pela Fundação BB recebe Selo de Inspeção Federal para produção de mel

Copabase é o único empreendimento de agricultura familiar e economia solidária do norte e noroeste de Minas Gerais que conquistou o SIF. Entidade reúne 120 cooperados


Publicado em: 04/11/2014 às 17:10hs

Cooperativa apoiada pela Fundação BB recebe Selo de Inspeção Federal para produção de mel

A Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base na Economia Solidária (Copabase), localizada na cidade de Arinos (MG), conquistou o Selo de Inspeção Federal (SIF) para a sua produção de mel. O documento permite a comercialização do produto para redes de supermercados, farmácias, indústrias alimentícias, e atesta que o produto atende aos padrões de qualidade, normas e orientações de higiene e padronização. A entidade é o único empreendimento de agricultura familiar e economia solidária do norte e noroeste de Minas Gerais que obteve o SIF.

Criada em 2008 com a missão de fortalecer, beneficiar e comercializar produtos da agricultura familiar do Vale do Urucuia, a Copabase gera emprego e renda e melhora a qualidade de vida de 210 cooperados - agricultores familiares e extrativistas.

Desde a sua formação, a Fundação Banco do Brasil realiza investimento social de quase R$ 5 milhões na cooperativa, em ações deestruturação, reaplicação de tecnologia social, assistência técnica, educação, consultorias e assessorias em gestão e apoio institucional Só na cadeia produtiva do mel, foram investidos mais de R$ 1 milhão na construção de entreposto de mel, de agroindústria com capacidade de produção de 200 toneladas e processamento de pólen e de microusina para beneficiamento de cera alveolada (subproduto do mel). Hoje, a produção é de seis mil quilos de mel ao ano, vendidos no varejo para mercados, feiras e eventos da região.

De acordo com Dionete Figueiredo, gerente e consultora da Copabase, adquirir o SIF foi "uma das maiores conquistas", pois o produto ganha possibilidades de ser inserido no mercado regional, do Distrito Federal, e até internacional. “O Selo vai nos trazer possibilidades de mercado em alta escala, e também vai nos possibilitar ser um empreendimento autossustentável,” relatou.

Além do mel de abelhas, a Copabase comercializa rapadura, óleo de pequi, arroz, feijão, polpas de frutos tropicais e do cerrado, castanha de baru, farinha de mandioca, entre outros produtos.

Fonte: Fundação BB

◄ Leia outras notícias