Saúde Animal

Zoetis lança site e reforça compromisso com o uso responsável de antibióticos em animais

Portal traz informações sobre bem-estar animal e orientações para tratamentos com antibióticos: usar se preciso, pelo tempo necessário


Publicado em: 26/07/2018 às 07:40hs

Zoetis lança site e reforça compromisso com o uso responsável de antibióticos em animais

A Zoetis, líder global de saúde animal, defende o uso responsável dos medicamentos antibióticos. Para ajudar nas decisões dos médicos veterinários neste contexto, a empresa inicia um movimento de conscientização envolvendo os especialistas, produtores e parceiros nesta questão. Uma das iniciativas concretas é o lançamento do site Uso Responsável de Antibióticos, com textos e vídeos sobre o tema.

“O uso de antibióticos é um dos temas mais importantes na saúde animal. Ao mesmo tempo em que são fundamentais para tratamentos que prolongam a qualidade de vida dos animais, precisam ser usados adequadamente para não gerarem resistência”, explica André Fernandes, Gerente de Produto de Linha OTC e Equinos da empresa. “O lançamento do site pretende colaborar com o trabalho dos médicos-veterinários nesse sentido. Nosso principal objetivo é fornecer informação qualificada, para contribuir com o tratamento adequado dos animais, e que reflita as mais recentes pesquisas sobre o tema”.

“Desta forma, reforçamos o nosso papel de compartilhar conhecimentos, seja sobre prevenção, seja sobre tratamento e bem-estar animal”, acrescenta.

Para a Zoetis, o uso responsável dos medicamentos antibióticos abrange os seguintes passos:

1. Diagnóstico de uma doença ou infecção;
2. Seleção do antibiótico mais adequado para o animal e para o combate à doença bacteriana;
3. Uso da dose correta, duração de tratamento correta, e via de administração correta, de acordo com a bula do produto;
4. Em animais de criação, respeito ao período de carência após o término do tratamento.

“Buscamos promover uma colaboração estreita entre médicos veterinários, produtores e proprietários para desenvolvermos, juntos, planos de prevenção eficazes para preservar a saúde dos animais e minimizar a ocorrência de doenças. No caso dos animais de produção, a proposta desta iniciativa é ajudar a garantir a segurança alimentar e a produtividade”, comenta André. “Com isso, queremos que o site seja um ‘ponto de encontro’ entre veterinários, produtores, tutores e a Zoetis, para compartilharmos informações importantes sobre o uso responsável de antibiótico”.