Saúde Animal

Zoetis lança novo Sumário Top100 Clarifide® com ranking das fêmeas da raça Holandesa mais bem avaliadas geneticamente

Sumário com os resultados para diferentes características foi divulgado na Agroleite, na cidade de Castro (PR)


Publicado em: 24/08/2018 às 07:20hs

Zoetis lança novo Sumário Top100 Clarifide® com ranking das fêmeas da raça Holandesa mais bem avaliadas geneticamente

A quinta edição do Sumário Top 100 Clarifide® para Raça Holandesa foi lançada durante a Agroleite, em Castro (PR). Produzida pela Zoetis, líder mundial em saúde animal, a publicação apresenta as 100 fêmeas da raça Holandesa no Brasil com melhor avaliação genética para cada uma das características divulgadas, dentre 12 critérios de comprovada importância econômica e funcional. Para realizar o levantamento, foram consideradas as avaliações genéticas de julho de 2018, em um total de mais de 50 mil fêmeas aferidas pelo Clarifide no Brasil até esta data.

Clarifide é uma solução da Zoetis que consiste na avaliação genética com o auxílio de marcadores moleculares que predizem de forma fácil, rápida e confiável os valores genéticos de fêmeas jovens.

“As avaliações genômicas atualmente são, sem dúvida, a melhor ferramenta de melhoramento genético para bovinos. A velocidade dos ganhos genéticos é impressionante. Consequentemente, também aumenta a produtividade”, afirma Cleocy Fam de Mendonça Júnior, gerente de produto – bovino de leite da Zoetis.

As características divulgadas foram as seguintes: Total Performance Índice (TPI), Mérito Líquido, Mérito Fluido, PTA Leite, PTA Gordura, PTA Proteína, PTA Vida Produtiva, Taxa de Prenhez das Filhas (DPR), PTA Tipo, PTA Contagem das Células Somáticas (CCS), Composto de Úbere (UDC) e Composto de Pernas e Pés (FLC). O levantamento considera as análises genéticas do USDA/CDBC (Departamento de Agricultura dos EUA/Conselho de Criadores de Gado de Leite) de julho de 2018.

Confira a lista dos proprietários dos animais que lideram o ranking:

Clarifide

Clarifide possui recursos que proporcionam conhecimento para que as fazendas concentrem seus esforços em animais com maior mérito genético, identificando os mais adequados para tecnologias reprodutivas, como sêmen sexado ou transferência de embrião. Aponta aspectos negativos que podem ser melhorados nas gerações futuras por meio de acasalamento e, consequentemente, permite acelerar o ganho de produção do rebanho por meio de melhor seleção.