Adubos e Fertilizantes

Yara participa do 8º Seminário Nacional do Tomate de Mesa

Evento reuniu representantes de toda cadeia produtiva do tomate para promover troca de informações sobre avanços técnico-científicos, tendências e desafios para cultura do tomate de mesa no mercado nacional e internacional


Publicado em: 11/10/2019 às 13:00hs

Yara participa do 8º Seminário Nacional do Tomate de Mesa

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, marcou presença em um dos mais importantes eventos no Brasil relacionados à cultura do tomate, o Seminário Nacional de Tomate de Mesa, que teve a sua oitava edição realizada em Goiânia, no Espaço de Eventos ASMEGO. O seminário reuniu representantes da cadeia produtiva do tomate – pesquisadores, clientes, associações do setor, além de empresas de genética, sementes, químicas e de nutrição que têm como foco a tomaticultura -, para promover a troca de informações sobre os avanços técnico-científicos, tendências e desafios para a cultura do tomate de mesa no mercado nacional e internacional.

Dentre os assuntos abordados na discussão realizada entre os participantes, estavam a evolução do mercado de tomate de mesa; perspectivas de distribuição e consumo, desafios na comercialização de tomate de mesa, perspectiva dos principais representantes do mercado e aplicação de rastreabilidade.

Bruno Dittrich, especialista agronômico da Yara, conduziu uma palestra que trouxe a visão da companhia em relação ao mercado de tomates e como a nutrição adequada influencia positivamente toda a cadeia do negócio. Ele destacou o programa nutricional GranTomate, desenvolvido especialmente para a cultura. "No Brasil percebemos um crescente da consciência de alimentação saudável, e um público ainda bastante restrito consome tomate com frequência; há um vasto mercado a ser desbravado. Ao mesmo tempo, assistimos à diversificação de cultivares e a preocupação dos tomaticultores em atender a uma demanda cada vez mais exigente quanto à variedade e qualidade. Adotar um programa nutricional desenvolvido com base em tecnologia e inovação, entendendo as peculiaridades de clima, solo brasileiro, dentre outros aspectos, mostra-se como uma medida assertiva para ganhos em produtividade e qualidade na produção", conta Bruno.

Sobre o programa GranTomate

Em razão das variações climáticas, o tomate é uma cultura que apresenta grandes oscilações em sua qualidade ao longo do ano. O programa nutricional GranTomate é a melhor maneira de manter a produtividade e obter um produto atrativo em diferentes épocas. O programa é composto por soluções que contemplam todas as fases de desenvolvimento, como YaraBasa e YaraVita RAIZ, que fornecem uma nutrição balanceada na fase de enraizamento, proporcionando um estabelecimento vigoroso da cultura. Já o YaraLiva NITRABOR e o YaraLiva NKÁLCIO são recomendados para o período vegetativo até a maturação, pois protegem o fruto contra fundo preto e outros problemas típicos da cultura, proporcionando um melhor padrão do fruto e melhor comercialização. O YaraVita MANCOZIN e o YaraVita THIOTRAC complementam a nutrição do tomateiro e o YaraVita BIOTRAC garante um início de florescimento de produção excelente, estimulando a fisiologia da planta e protegendo contra estresses, principalmente térmicos. E para a fase produtiva, o YaraVita M
AGTRAC assegura uma planta saudável e sem estresses, e o YaraVita FOLICARE, o YaraVita BORTRAC e o YaraVita CALTRAC garantem alto padrão e qualidade.