Frigoríficos e Abatedouros

Volume e receita da carne salgada aumentaram mais de um quarto no 1º trimestre de 2019

Assim, sua contribuição em termos cambiais foi, também, 26% maior.


Publicado em: 22/04/2019 às 09:20hs

Volume e receita da carne salgada aumentaram mais de um quarto no 1º trimestre de 2019

No primeiro trimestre de 2019 as exportações brasileiras de carne de frango sofreram recuo de 7,66% no volume embarcado e de 3,84% na receita cambial auferida. Mas não foi por culpa da carne de frango salgada que, pelo contrário, apresentou aumento de 26% no volume exportado.

Curiosamente, a carne salgada foi o único dos quatro itens exportados a não registrar melhora de preço em relação ao mesmo trimestre de 2018: seu preço médio, no período, foi exatamente o mesmo de um ano atrás, com adicional de apenas dois centavos neste ano. Assim, sua contribuição em termos cambiais foi, também, 26% maior.

Pena somente, que a participação da carne salgada nas exportações totais do produto seja mínima: pouco mais de 3% do volume; perto de 5% da receita. Assim, seus ganhos, embora significativos, não impediram que o volume global do trimestre recuasse quase 8% e a receita cambial fosse quase 4% menor.

Tal resultado, entretanto, não representa perda para o setor exportador. Como, no período, o dólar experimentou valorização superior a 15%, os ganhos em moeda brasileira ficaram próximos de 12%.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias