T. da Informação

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT para impulsionar a transformação digital do agronegócio

Convocatória acontece até o dia 14 de outubro e selecionará dez projetos inovadores voltados ao agronegócio


Publicado em: 14/09/2018 às 13:40hs

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT para impulsionar a transformação digital do agronegócio

Empresas buscam soluções que auxiliem no aumento de produtividade, redução de custo operacional e otimização na alocação de equipes e maquinário do Agronegócio. Projetos selecionados terão acesso compartilhado no Pulse – hub de inovação da Raízen – e possibilidade de participarem de todo o ecossistema da Wayra – braço de empreendedorismo e inovação aberta da Vivo.

Vivo, Raízen e Ericsson, por meio da Wayra e do Pulse e em parceria com a EsalqTec, lançam chamada de startups para participarem do Agro IoT Lab 2018 - programa de desenvolvimento de aplicações para o campo com foco em Internet das Coisas (IoT).

O processo é aberto a todas startups que tenham interesse em desenvolver e acelerar projetos para o agronegócio, com foco em soluções e produtos tecnológicos como IoT, energia, hardware, Inteligência Artificial, Machine Learnig, SaaS, Big Data, Cloud Computing, E2E (end to end), entre outros. As inscrições devem ser feitas no portal www.pulsehub.com.br, até o dia 14 de outubro.

A iniciativa une empresas e setores fundamentais para acelerar a transformação digital no agronegócio. A Vivo levará a sua rede móvel 4G para o campo, utilizando a frequência de 450Mhz; a Ericsson fornecerá apoio às empresas por meio do uso de plataformas de software para IoT, e a Raízen a expertise e infraestrutura agrícola e o acesso aos canaviais.

“Essa união tem como objetivo desenvolver as tecnologias que colocarão o agronegócio no mundo da Internet das Coisas, apoiando-se no ecossistema de inovação aberta, com startups de base tecnológica focadas em resolver as necessidades do campo”, explica a diretora de Inovação e Produtos B2B da Vivo, Debora Ignácio Bortolasi.

"Acreditamos que a liderança tecnológica só é completa se usada para melhorar a sociedade. Esse acordo já uniu grandes players da indústria, cada um com sua liderança e expertise, e agora ficará ainda mais completo ao trazer as startups para ampliar o uso de nossas redes móveis e plataforma de internet das coisas no setor agrícola. É mais uma constatação da capacidade tecnológica para nossos clientes e parceiros que estão muito interessados em saber como podemos aproveitar oportunidades futuras e liberar o potencial de negócios da IoT” afirma o vice-presidente de Estratégia da Ericsson, Vinicius Dalben.

Os projetos serão avaliados em duas etapas por uma equipe de especialistas formada por integrantes da Wayra - braço de empreendedorismo e inovação aberta da Vivo, - e Pulse - hub de inovação da Raízen.

Os dez selecionados terão acesso ao espaço compartilhado do Pulse, localizado em Piracicaba, e a toda a sua infraestrutura de mentoria, workshops networking treinamentos aplicados ao agronegócio, além de terem a possibilidade de participar do ecossistema da Wayra com mentorias, workshops e treinamentos aplicados ao negócio. As empresas serão acompanhadas pela Wayra e, caso faça sentido para os dois lados, poderão receber investimento no futuro. A EsalqTec auxiliará os selecionados na facilitação acadêmica das tecnologias.

“Essa nova chamada de startups é mais um reflexo do posicionamento do Pulse como um local de oxigenação de ideias que fortaleçam e desenvolvam a economia nacional. A parceria reforça nosso compromisso de atuar dentro de toda a cadeia produtiva e apoiar a evolução tecnológica no campo e na indústria de forma assertiva, buscando as melhores soluções que possam ser aplicadas com escalabilidade como resposta às necessidades de negócios do dia a dia”, afirma Fábio Mota, Head do Pulse.

Fonte: Loures Consultoria – Comunicação e Relações Corporativas

◄ Leia outras notícias