Equídeos

Vermifugação de equinos

Entenda por que o manejo de antiparasitários é importante para o desempenho do animal


Publicado em: 18/11/2019 às 07:40hs

Vermifugação de equinos
Foto: Fagner Almeida Divulgação

Se seu cavalo apresenta perda de apetite, pelo seco e sem brilho, queda de desempenho, preste atenção. Estes são alguns dos sintomas de verminoses. “Isso acontece porque os vermes se alocam no trato digestivo do animal, causando comprometimento da absorção de nutrientes, o que acaba por provocar todos estes sinais que afetam diretamente sua saúde”, diz Renata Fernandes, Gerente de Produto da linha OTC e Equinos da Zoetis.

Cavalos infectados podem ainda apresentar cólicas recorrentes, diarreia com sangue, diminuição da capacidade respiratória e a depender do grau de infestação pode até levar o animal à morte. “A infecção pode acontecer de forma direta e indireta – por via oral, em que o animal ingere ovos ou larvas presentes em pastagens ou pela transmissão direta feita de mãe para filho”, explica o médico-veterinário Juliano Melo.

O especialista fala também que o manejo sanitário do ambiente em que vive o cavalo é fundamental. “As infestações são mais frequentes nas estações secas – outono e primavera, mas a atenção com a vermifugação deve ser feita de forma constante, como prevenção, a cada três meses”, recomenda Melo.

Equest

Antiparasitário de amplo espectro à base de moxidectina, é altamente efetivo contra estágios imaturos e adultos dos principais parasitas gastrintestinais, inclusive os encistados. Age também contra os carrapatos. Equest atua na supressão e na eliminação de ovos de parasitas, permitindo que os animais expressem seu potencial de trabalho e no esporte.

“Com uma única dose é possível eliminar o problema, desde que sejam respeitados manejo e frequência de aplicação”, diz o médico-veterinário.