Fruticultura e Horticultura

Varejo usa blockchain para rastrear suco de laranja

Tecnologia de registro distribuído já está sendo usado na rede de supermercados holandesa Albert Heijn em parceria com a Refresco Benelux


Publicado em: 16/10/2018 às 14:40hs

Varejo usa blockchain para rastrear suco de laranja

A rede de supermercados holandesa Albert Heijn e a Refresco Benelux introduziram um novo sistema que permitirá aos consumidores de sucos, acompanhar a cadeia de suprimentos da marca de suco de laranja do varejista, usando uma tecnologia chamada blockchain. Ambas empresas introduziram um código QR em embalagens que podem ser escaneadas por smartphones, com isso será apresentada toda a rota que as laranjas percorreram para chegar ao supermercado.

“Queremos contribuir ativamente com os temas atuais do mundo ao nosso redor. Estamos tornando nossos produtos mais saudáveis, trabalhando na redução do desperdício de alimentos e analisando a possibilidade de reduzir nosso impacto no meio ambiente. A importância da transparência na cadeia de suprimentos continua aumentando”, destacou Marit van Egmond, diretor comercial da Albert Heijn.

O processo ocorre em um momento que varejistas buscam melhorar toda a transparência para seus compradores, à medida que mais consumidores querem saber de onde exatamente vem seus alimentos e bebidas, e se ela realmente é produzida de maneira ambientalmente correta. Os consumidores do suco de laranja poderão acompanhar a jornada desde os pomares de laranjas administrados pelas indústrias de suco até os supermercados na Holanda.

Egmond ainda diz que “conhecemos todos os passos de cadeia de suprimentos de nossos produtos, para garantir que eles sejam produzidos respeitando pessoas, animais e o meio ambiente. Queremos mostrar esses passos para os nossos clientes, sendo aberto e transparente”.

Já o diretor administrativo da Refresco Benelux, Maarten Kusters, acrescentou que "está é uma maneira única de reunir produtores, processadores, engarrafadores, varejistas e consumidores e tornar todo o processo de produção de suco de frutas rastreável e transparente", continua, "nosso objetivo é obter 100% de suco de origem sustentável até 2030 em produtos de suco de frutas de nossos clientes. Em apoio a essa ambição, fundamos o Sustainable Juice Covent no ano passado, juntamente com outros líderes da indústria de sucos."

Fonte: FoodBev Media

◄ Leia outras notícias